Desde o último domingo e a colisão ocorrida poucos minutos após a largada da primeira etapa da The Ocean Race Europe, a equipe Holcim-PRB está em uma verdadeira corrida contra o tempo. O objetivo: consertar e tornar o monocasco mais confiável para estar na linha de largada da segunda etapa. Vários danos significativos tiveram que ser gerenciados, incluindo um buraco enorme no casco de bombordo e várias intervenções no cordame, mas em nenhum momento a equipe perdeu a fé em sua capacidade de sobreviver.
Os reparos no casco e no cordame do IMOCA Holcim-PRB foram concluídos com sucesso.
Foi necessário um comprometimento excepcional da equipe e o apoio de muitas pessoas, incluindo o estaleiro Knierim Yachtbau em Kiel, para enfrentar esse desafio. Hoje, às 22h30, o barco conseguiu deixar Kiel com destino a Portsmouth, a cidade de partida desta segunda etapa.
O IMOCA navegará para a Inglaterra pelo Canal de Kiel com dois velejadores (Alan Roberts e Carolijn Brouwer), três membros da tripulação de terra (Clément Samon, Charles Dorange e Giulina Bayat) e um repórter de bordo (Adrien Nivet). Esta partida para Portsmouth, repleta de emoção e alívio, simboliza a resiliência de toda a equipe, que se uniu totalmente nos últimos dias para permitir que os velejadores retornem à competição com um barco seguro e confiável, pronto para encarar a segunda etapa, a mais longa desta edição de 2025 da The Ocean Race Europe.
Rosalin Kuiper, a única capitã mulher na regata, não se envergonha do orgulho que sente pelo trabalho realizado: “Temos uma equipe incrível, capaz de superar limites. Todos demonstraram grande resiliência e um espírito de equipe exemplar. É uma verdadeira fonte de inspiração. Sou infinitamente grata a toda a equipe e a todos os envolvidos, sem os quais nosso retorno não teria sido possível.”
Depois da decepção, hoje, o entusiasmo prevalece com a ideia de retornar à competição. Nicolas Lunven explica o estado de espírito positivo dos velejadores: “Estamos extremamente felizes por estar de volta à regata. Apesar de termos perdido a primeira etapa, nossa preparação continua ótima e estamos ansiosos para voltar à frota e lutar novamente.”
A previsão é de que o barco chegue a Portsmouth no final do sábado ou durante a noite, bem a tempo para a largada às 17h. A equipe Holcim-PRB e seus parceiros Holcim e PRB gostariam de expressar seus sinceros agradecimentos a todos que se ofereceram espontaneamente para ajudar, incluindo as equipes que competem na regata e aqueles cujo envolvimento permitiu que a equipe superasse este desafio: o estaleiro Knierim Yachtbau, os arquitetos e todos os especialistas envolvidos.