Em meio as bandeiras de gigantes da vela mundial pré inscrito para edição de 2022-23 como Alemanha, Estados Unidos, Espanha, França, Italia, Grã-Bretanha, China e Ásia— estava a bandeira verde e amarela de onde surgiu um projeto ousado, apaixonado e 100% brasileiro: o SC Brasil Team.
Criado em fevereiro de 2021, em Itajaí, a SCBrasil Esporte Náutico nasceu com uma missão clara: colocar um barco brasileiro na maior regata do planeta—The Ocean Race. A mesma regata que consagrou o campeão Torben Grael com o lendário Ericsson. A mesma que já desembarcou cinco vezes no coração catarinense na cidade de Itajai
Mais do que competir, o projeto carrega a responsabilidade de representar o potencial econômico de Santa Catarina diante do mundo. Um desafio técnico, emocional e estratégico. “Ver o nome SC Brasil ao lado dos grandes times da vela internacional… é uma mistura de orgulho com um peso enorme de responsabilidade”, revela o CEO da SCBrasil Esporte Náutico, Adilson Pacheco.
Na edição 2022-23 da regata, apenas cinco dos onze barcos inscritos da categoria cruzaram os oceanos.
Adilson Pacheco – CEO da SCBrasil afirma – é cada vez que um barco chegava à Vila da Regata em Itajaí, o coração apertava. Quando vi aquelas embarcações estrangeiras balançando a bandeira do Brasil… só pensava: “Era pra estar ali… o SC Brasil Team. Erguendo nossa bandeira, mostrando nossa força.”
Mas sonhos não naufragam. Eles recalculam a rota.
Então… vamos pra segunda campanha, aponta Pacheco, o porto de partida é a cidade de Criciúma, imagine desta cidade sul catarinense saiu o barco Snaipe dos irmãos Torben Lars Grael conquistaram o seu primeiro titulo de campeão mundial.
Com apoio do prefeito Vagner Espindola e da Advogada ambientalista Anequésselen, diretora Municipal do Meio Ambiente, nasceu o Programa Criciúma City, visado apresentar o potencial econômico da cidade mundialmente, atrair investidores e conquistar a consolidação da Marca Criciúma City. Anequésselen é a Embaixadora do Programa Criciúma City.