The Ocean Race – Barco Holcim-PRB: Meia brasileira Carolijn Brouwer está no time da capitã Rosalin Kuiper e do campeão Franck Cammas

0
10

Esta será uma das tripulações a serem observadas de perto durante toda a regata. A capitã holandesa Rosalin Kuiper, a única mulher na The Ocean Race Europe, poderá contar com o conhecimento do barco de Nicolas Lunven, os talentos de regata de Carolijn Brouwer e Alan Roberts e a rica experiência de Franck Cammas – o campeão da Regata The Ocean Race edição 2011-12 com o barco Groupama.

Cammas fois será quem fará as apresentações.

Não é novidade: Franck Cammas é um homem apressado que assume múltiplos desafios. Este ano, ele está ativamente à procura de parceiros para competir na The Ocean Race 2027 e na Vendée Globe 2028 (através do seu projeto Sailing Generations), sendo também co-capitão de Tom Laperche, com quem competirá no Transat Café L’Or neste outono a bordo do Ultime SVR-Lazartigue. Ao mesmo tempo, Franck juntou-se à equipe Holcim-PRB, com quem competiu na Cape Race no final de junho (3), e prepara-se para iniciar a The Ocean Race Europe. “Quando saio do Ultime para o IMOCA, há sempre uma pequena fase de adaptação“, confidencia, antes de acrescentar: “Depois disso, continua a velejar, volta-se rapidamente!

Rosalin Kuiper, “o papel de um maestro”

A bordo da Holcim-PRB, ele traz sua experiência e expertise para uma equipe liderada por Rosalin Kuiper. Pouco conhecida na França, a velejadora não carece de talento: a jovem mãe também é a única mulher a liderar uma tripulação na The Ocean Race Europe. Aos 29 anos, ela já tem um histórico sólido: a holandesa venceu a primeira edição da The Ocean Race Europe com Yoann Richomme (2021, VO65 Mirpuri Foundation) e terminou no pódio da The Ocean Race 2023 a bordo do Malizia-Seaexplorer (3º lugar). Franck a descreve como uma “capitã muito talentosa, altamente motivada e entusiasmada“, que “sabe como colocar todos no melhor estado de espírito“.

“papel de maestro”

Rosalin terá, assim, um “papel de maestro” ao lado de velejadores renomados. Entre eles, Nicolas Lunven. Ambos foram tripulantes a bordo do Malizia-Seaexplorer durante a última The Ocean Race. Acima de tudo, “Nico” competiu na Vendée Globe com a Holcim-PRB, não sem talento. Franck elogia “seu perfeito conhecimento do barco“, “sua expertise em rotas meteorológicas e escolhas estratégicas“.

No time também Alan Roberts, que se afirma como um velejador “versátil”: “ele é um velejador de Fígaro, sabe fazer tudo a bordo!” Alan foi notavelmente um dos tripulantes de Paul Meilhat a bordo do Biotherm durante a The Ocean Race 2023, e então co-capitão de Clarisse Crémer durante sua preparação para a Vendée Globe 2024 com a L’Occitane en Provence. Aos 35 anos, sua participação na The Ocean Race Europe terá um sabor especial: sua companheira e jovem noiva, Amélie Grassi, será uma de suas adversárias, dentro da tripulação da Biotherm…

“Chances de ganhar”?

A Holcim-PRB também poderá contar com Carolijn Brouwer. Tricampeã olímpica e campeã mundial de vela olímpica, ela competiu em duas temporadas da The Ocean Race (SCA 2014-2015, Dongfeng 2017-2018). Franck elogia suas habilidades de regata, pois ela “tem um ótimo feeling e sabe velejar com precisão”. A tripulação será completada por dois OBRs, Anne Beaugé – que participou da The Ocean Race a bordo do Biotherm – e Adrien Nivet.

Com uma tripulação tão talentosa, o que a Holcim-PRB pode esperar? Terceiro lugar na Regata do Cabo, no início de julho, “tem chances de vencer”, segundo Franck Cammas. “Comparado aos barcos de última geração, não temos o IMOCA mais rápido. Por outro lado, é muito versátil, especialmente contra o vento e em ventos fracos.” No entanto, o velejador sabe que “haverá muitas fases de transição” e que a Ocean Race Europe “não será uma regata de velocidade”, dadas as condições variadas. E Franck conclui, com um sorriso: “Acho que somos capazes de dar um golpe de mestre.”

Descobrindo a tripulação da Holcim-PRB, por Franck Cammas

Rosalin Kuiper
29 anos, holandês, capitão
“Ela é uma capitã muito jovem e talentosa. Ela está altamente motivada e entusiasmada com este projeto, no qual desempenhará um papel de liderança. Rosalin é uma pessoa de mente muito aberta; ela sabe como levar sua tripulação ao limite e deixar todos no melhor estado de espírito. Ela contribui para garantir uma ótima energia a bordo.”

Alan Roberts
35 anos, britânico, membro da tripulação
“Alan é um capitão muito versátil. Ele sabe analisar o tempo, ajustar o barco, fazer as escolhas certas… Ele é um velejador de Fígaro que sabe fazer tudo a bordo! Ele também é muito agradável a bordo. E é alguém que sempre sabe dar o seu melhor durante a regata, o que é muito agradável!”

Nicolas Lunven
42 anos, francês, membro da tripulação
“Nicolas é a força silenciosa! Ele é um velejador muito bom e provou isso na última Vendée Globe (6ª edição). Ele tem um conhecimento perfeito do barco. Nico também aprecia a previsão do tempo, o gerenciamento de trajetórias, a escolha de rotas… Mesmo que essas sejam decisões tomadas coletivamente, poderemos contar com ele nessas áreas!”

Carolijn Brouwer
49 anos, holandês, membro da tripulação
Já havíamos velejado juntos a bordo do VO65 Dongfeng na The Ocean Race 2017-18, entre Melbourne e Hong Kong. Ela é uma capitã com ótima sensibilidade para trimagem e timão. Ela tem uma ótima sensibilidade para o barco, uma ótima sensibilidade, sabe como ir rápido e velejar com precisão. Carolijn tem experiência na vela olímpica e isso demonstra que ela é uma ótima competidora.

Ana Beaugé
40 anos, francês, OBR
Já naveguei muito com a Anne, principalmente na Cape Race, e ela me impressionou. Mesmo em condições difíceis, ela consegue “dar conta do recado”. Ela sabe ser muito discreta durante as manobras e, ao mesmo tempo, consegue tirar fotos de ação muito intensas. E também é muito simpática a bordo!

Adrien Nivet
26 anos, francês, OBR
Tivemos menos oportunidades de velejar juntos e ainda não participei de uma regata com ele. Tenho certeza de que ele estará à altura. Mas não é uma tarefa fácil: você tem que conseguir “tirar fotos” em condições difíceis e, ao mesmo tempo, não incomodar a tripulação, 24 horas por dia!