Thiago Pereira reforça combate ao afogamento no Dia Mundial de Prevenção, celebrado em 25 de julho

0
17

Projeto oferece aulas gratuitas de natação em Volta Redonda (RJ) e atende 360 jovens em 2025.

O Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, celebrado em 25 de julho, chama atenção para um problema de saúde pública global. Estima-se que 236 mil pessoas morram afogadas todos os anos — totalizando mais de 2,5 milhões de mortes na última década, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A maior parte dessas ocorrências (mais de 90%) ocorre em países de baixa e média renda, atingindo principalmente crianças entre 1 e 9 anos de idade. No Brasil, o afogamento é a segunda maior causa de mortalidade infantil, com 1.480 óbitos registrados em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde.

Para enfrentar esse cenário, o medalhista olímpico Thiago Pereira lidera o projeto social Nadando com Thiago Pereira, que oferece aulas gratuitas de natação a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos no Parque Aquático Municipal da Ilha São João, em Volta Redonda (RJ).

Realizado pelo Instituto Thiago Pereira, o projeto conta com patrocínio da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Núclea, YDUQS/Estácio e Mitsui Sumitomo Seguros via Lei de Incentivo ao Esporte, além do apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Ministério do Esporte.

“Nós criamos o projeto para buscar diminuir esses índices de afogamento e dar mais segurança e confiança para as crianças na água”, afirmou Thiago Pereira.

Em 2025, 360 jovens foram selecionados entre mais de mil inscritos, através de critérios como renda familiar, acesso a aulas de natação e histórico prévio de afogamentos. As aulas ocorrem duas vezes por semana e incluem metodologia de iniciação à natação e enfrentamento de situações de risco, avaliações físicas, acompanhamento técnico, além de uniformes e materiais esportivos distribuídos gratuitamente.

O projeto prioriza alunos da rede pública e visa atender famílias que enfrentem barreiras no acesso ao esporte. O Nadando com Thiago Pereira conta com coordenação técnica, três professoras titulares e quatro monitores.

Sobre o Instituto Thiago Pereira

Fundado em 2022, o Instituto Thiago Pereira é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão tornar o esporte acessível a todos, promover os valores que a prática esportiva ensina (entre eles disciplina, respeito, ética e união) e utilizar a natação como ferramenta de prevenção de afogamentos e de formação cidadã.

Desde sua criação, já atendeu mais de 600 crianças e adolescentes em Volta Redonda (RJ), através de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. Thiago Pereira, que é sobrevivente de um afogamento aos 2 anos de idade, sempre enfatiza a importância de saber nadar para aumentar a segurança, a autonomia e o desenvolvimento físico e social das crianças.

Saiba mais em www.institutothiagopereira.org.br | @institutothiagopereira

Foto: Flávio Perez | On Board Sport