Uma estratégia adequada pode ser fator decisivo para uma boa performance no L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank. As largadas dos percursos curto e longo serão realizadas neste domingo (29), às 6h, na Marina da Glória.
A prova na capital fluminense percorre paisagens icônicas, como a orla de Copacabana, o Parque Nacional da Tijuca, a Mesa do Imperador e a Vista Chinesa. Os cenários possibilitam uma experiência diferenciada para os competidores. Saber como encarar cada um dos trechos do trajeto e poupar energia é essencial para conseguir alcançar a linha de chegada.
“Tecnicamente, a melhor estratégia é sempre chegar bem ao final. Quebrado ninguém pedala. A gente brinca que quebrado se arrasta”, afirma Fernando Cheles, Diretor Técnico e Operações do L’Étape Brasil by Tour de France presented my Nubank.
“Minha recomendação é que os ciclistas tenham um começo de prova bem tranquilo, de aquecimento em bloco, sem fazer mais força do que o necessário. A partir dos 15km, eles entrarão em uma subida dura, de 5km a 6km, pela Vista Chinesa. Haverá uma bela descida depois, em que poderão descansar um pouco mais. Quando voltarem para a parte plana da prova, é administrar, correr com os amigos e aproveitar a experiência, tentando fazer uma boa média”, diz Fernando Cheles.
O final da prova é praticamente plano, na região do Aterro do Flamengo até a Zona Portuária. A previsão indica que haverá vento. Os ciclistas passarão por quatro entradas e saídas de túnel com subidas, cada uma com 60 metros, com uma altimetria acumulada, de quase 250 metros. Por isso, é preciso planejar com cautela a pedalada.
“É uma região que realmente a velocidade média é alta para quem quer estar andando em grupo, então minha dica para quem quer acelerar de verdade é ter essa estratégia de saber o momento certo de chegar bem, de chegar nos últimos quilômetros fazendo força, com perna até o limite”, explica Fernando Cheles.
Trajeto e inscrições
A etapa de 2025 do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank contará com cerca de 2.000 atletas, que se dividem entre o percurso curto e o longo. O primeiro tem 59 km e 720 metros de altimetria, enquanto o maior é de 102 km com 980 metros de altimetria.
Da partida, na Marina da Glória, os ciclistas passarão pela orla da Zona Sul do Rio de Janeiro, nas praias de Copacabana, Leblon e Ipanema. Também repetirão trechos do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como a Vista Chinesa e Mesa do Imperador, dentro no Parque Nacional da Tijuca.
Na volta, depois de cruzar a montanha e a orla do Rio desde a Barra da Tijuca e a Avenida
Niemeyer, eles seguirão pela Enseada de Botafogo e pelo Aterro do Flamengo em direção ao Centro Histórico do Rio de Janeiro, onde irão se deparar com lindos grafites e pinturas, e testemunharão a revitalização carioca na Zona Portuária.
Um dos desafios será passar pelo Túnel Marcello Alencar, a 60 metros abaixo do nível do mar, de onde seguirão de volta à Marina da Glória.
O trajeto da prova explora o melhor visual do Rio de Janeiro (RJ), com a oportunidade de admirar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
Em toda a prova do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank, a direção do evento e a Prefeitura organizam um reforço no asfalto e garantem segurança total aos atletas com vias fechadas.
O L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank é a segunda prova do calendário do L’Étape no Brasil atualmente, seguindo a prova de Cunha (SP) e precedendo a de Campos do Jordão (SP). Esta está agendada para o dia 28 de setembro.
Village
As atrações do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank começam já nesta sexta-feira (27), com a abertura do Village, na Marina da Glória. O local será ponto de entrega de kits aos competidores e contará com expositores, palestras e dicas de preparação.
No sábado (28), o Village segue funcionando em pleno vapor. O local terá o aquecimento para a prova com um brefing técnico, além de mais palestras e a continuação da retirada de kits.
Programação do Village
Sexta-feira (27)
12h – Início do evento/Abertura do Village
12h às 20h – Village aberto para retirada de kit e visitação aos expositores
16h30 – Painel Gregario Cycling l Superação em duas rodas com Alvaro Pacheco e Rodrigo Evengelho
Sábado (28)
9h às 20h – Village aberto para retirada de kit e visitação aos expositores
10h30 – Painel Gregario Cycling l O valor da experiência com Leandro Bittar e Luciano Pagliarini
12h – Painel Gregario Cycling l Elite Feminina com Ana Lidia e Nina Boitê
14h – Painel Gregario Cycling l Triatlo e Ciclismo com Ana Lidia e Thomas Galindez
15h – Painel Gregario Cycling l Ciência no Ciclismo com Leandro Bittar e Fabrício Braga
15h30 – Briefing Técnico com Fernando Cheles e Leandro Pricoli + Tira Dúvidas
16h30 – Painel Gregario Cycling l Futebol e Ciclismo com Ana Lídia e Alan Carvalho
Domingo (29)
11h30 – Gravação Gregario Cycling Radio ao vivo com Ana Lídia, Leandro Bittar e campeões L’Étape Rio de Janeiro 2025
13h – Premiação
Foto: Agência Ophelia