L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank divulga uniformes de 2025

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Organização detalha as três jerseys da edição deste ano. Provas serão realizadas no dia 29 de junho, às 6h, com largadas na Marina da Glória.

A organização do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank anunciou os uniformes da edição da prova deste ano. O Jersey L’Étape Rio de Janeiro 2025 é inspirado nas curvas das montanhas, no movimento do ciclismo e na paisagem única do Rio de Janeiro.
O vestuário oficial da etapa carioca do maior circuito de ciclismo de rua amador do Brasil combina design moderno, funcionalidade atlética e referências visuais icônicas, como o Maillot Jaune e o uniforme olímpico francês de 2024. As peças são predominantemente azuis, com tons de preto e branco.
A produção organizou três versões: Atleta, Fidèle (atletas que participaram de todas ou quase todas as edições da prova) e Time Desafiados (que representam o time de embaixadores da marca). As peças precisam ser retiradas ao longo dos três dias de Village do L’Étape Rio by Tour de France, entre os dias 27 e 29 de junho, na própria Marina da Glória.
“As curvas são o tema central desta coleção. Elas representam as estradas sinuosas e desafiadoras, as montanhas majestosas que compõem as etapas mais icônicas e as curvas naturais da vida e do movimento humano. As cores foram escolhidas para representar as paisagens naturais que compõem os cenários das competições. É uma verdadeira ode à natureza e à sensação de liberdade proporcionada pelo esporte”, revela Thais Barg, gerente de projetos no L’Étape Brasil by Tour de France.
Design e inspiração
Com uma paleta que combina tons terrestres e celestes, a coleção traduz o feedback dos atletas em uma proposta visual que prioriza elegância e modernidade. As cores neutras garantem uma harmonia estética que dialoga tanto com a funcionalidade das peças quanto com as expectativas do ciclismo contemporâneo.
A coleção apresenta um padrão abstrato que traduz, de forma mais sólida, esses mesmos sentidos. Este padrão adiciona uma dimensão dinâmica e contemporânea às peças, reforçando a identidade única da coleção.
Para conectar-se à tradição e à história do ciclismo, as jerseys incluem no interior uma referência sutil e respeitosa às camisas oficiais do Tour de France. Este detalhe evidencia o caráter licenciado e oficial da coleção.
“Esta coleção de jerseys não é apenas um uniforme; é uma declaração de estilo, funcionalidade e conexão com o espírito do ciclismo. Ao unir design inovador, homenagem às paisagens naturais e respeito à tradição do esporte, ela reflete o que há de mais inspirador na competição: a perfeita harmonia entre o atleta, o ambiente e o movimento”, conclui Thais.
Trajeto e inscrições
A etapa de 2025 do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank contará com cerca de 2.000 atletas, que se dividem entre o percurso curto e o longo. O primeiro tem 59 km e 720 metros de altimetria, enquanto o maior é de 102 km com 980 metros de altimetria.
Da partida, na Marina da Glória, os ciclistas passarão pelas praias orla da Zona Sul Rio de Janeiro, como as as praias de Copacabana, Leblon e Ipanema. Também irão repetir trechos do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como a vista chinesa e mesa do imperador, dentro no Parque Nacional da Tijuca.
Na volta, depois de cruzar a montanha e a orla do Rio desde a Barra da Tijuca e a Avenida

Niemeyer, eles seguirão pela Enseada de Botafogo e pelo Aterro do Flamengo em direção ao Centro Histórico do Rio de Janeiro, onde irão se deparar com lindos grafites e pinturas, e testemunharão a revitalização carioca na Zona Portuária.
Um dos desafios será passar pelo Túnel Marcello Alencar, a 60 metros abaixo do nível do mar, de onde seguirão de volta à Marina da Glória.
O trajeto da prova explora o melhor visual do Rio de Janeiro, com a oportunidade de admirar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
Em toda a prova do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank, a direção do evento e a Prefeitura organizam um reforço no asfalto e garantem segurança total aos atletas com vias fechadas.
Foto: Agência Ophelia/Divulgação