Iate Clube Armação de Búzios sediou evento no feriado de Páscoa.
O Iate Clube Armação de Búzios (ICAB) registrou os resultados da Energisa Búzios Sailing Week 2025, realizada de 17 a 20 de abril, com mais de 500 velejadores de todo o Brasil. O local se consolidou como referência técnica na modalidade, com uma das raias mais próximas e com ventos constantes do país.
Por isso, o ICAB foi escolhido como Centro de Desenvolvimento da Vela no Brasil, após assinatura de termo com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) no ano passado.
A Energisa Búzios Sailing Week foi organizada pela comodoria liderada por Marcos Soares, campeão olímpico em Moscou 1980, com meses de preparação da equipe do clube. As regatas ocorreram em raia próxima à sede, sob condições que variaram de ventos leves a rajadas acima de 25 nós.
Campeões e medalhistas olímpicos e pan-americanos como Torben Grael, Marcelo Ferreira, Kiko Pelicano e Samuel Albrecht disputaram as provas.
“O sucesso da Búzios Sailing Week é resultado de um esforço coletivo. Trabalhamos intensamente para preparar o clube e receber da melhor forma nossos convidados”, afirmou Marcos Soares, comodoro do ICAB.
Participaram das provas 27 barcos das classes ORC e BRA-RGS, que tiveram em quatro dias de disputas sete e seis regatas respectivamente para cada regra.
“Foi uma grande satisfação participar no ICAB. O clube nos recebeu de forma impecável e a raia de Búzios mostrou todo o seu potencial, especialmente nos dois últimos dias, com ventos mais intensos. Tivemos um campeonato marcado por diferentes condições, alto nível técnico e disputas acirradas”, destacou Bayard Neto, comodoro da ABVO.
Os resultados oficiais foram:
– ORC Geral e ORC Performance: Crioula 52, Eduardo Plass (VDS)
– ORC Cruiser Racer: +Bravíssimo, Nacho Giamonna (ICES)
– RGS Geral e RGS A: Nativo 3, Eduardo Harabedian (BR Marinas)
– RGS B: Absoluto, Kaio Mendes (ICES)
Além disso, o campeonato, que foi válido como Brasileiro de Oceano da ABVO, fez ações de marketing e team building com a regata Pro-Am, feita em formato match race com executivos da Energisa e da OceanPact.
No Indigo Energisa, Ricardo Botelho teve Torben Grael como tático. Já no Moreré OceanPact, Flavio Andrade foi comandado por Maurício Santa Cruz.
“Foi muito bacana! Tivemos uma regata disputada, em uma experiência inesquecível. Foi uma grande ideia realizar essa regata entre amadores e profissionais. Competir contra o Torben Grael no outro barco foi uma honra e um desafio, um grande aprendizado. Como nossa empresa é voltada para o oceano, temos muitos velejadores em casa e isso nos deu vantagem nessa regata”, comentou Flavio Andrade.
Evento aprovado
Na premiação, Renato Avelar do Bravo, em nome do Iate Clube do Espírito Santo e da Federação Capixaba de Iatismo, registrou sua satisfação: “Fomos recebidos como fidalgos em vosso clube e não poderíamos deixar de registrar publicamente nossa gratidão pela hospitalidade impecável, pela excelência da organização e pelo brilho do evento, que figura entre os mais exclusivos da vela brasileira”.
“A tripulação do veleiro Tangará parabeniza e agradece ao ICAB, a ABVO e todos os demais envolvidos nesse campeonato sensacional!! Fomos muito bem recebidos e isso é garantia de retorno”, disse Délio Valdetaro, comandante do Tangará II – Hotel La Borie.
Estiveram presentes na cerimônia de premiação Aline Bordalo (Secretaria de Esportes do Governo do Estado), Diego Neves (Secretário de Esportes de Armação dos Búzios) e Rafael Fernandes (Secretário de Pesca). O evento teve apoio técnico da CBVela, ABVO e Prefeitura de Búzios, e patrocínio de Vilarejo Conceito, Zaetê Cosmética, Hering e Carmen Steffens.
O calendário náutico 2025 do ICAB inclui a 2ª etapa estadual da classe J70 (19 a 22 de junho), a 3ª etapa J70 (11 a 13 de julho), a BSW Optimist (26 e 27 de julho), a 4ª etapa J70 (8 a 10 de agosto) e a Taça Lachmann (9 e 10 de novembro). A próxima Búzios Sailing Week será de 2 a 5 de abril de 2026.
O evento contou ainda com o apoio de instituições e marcas, como a CBVela, ABVO, e a Prefeitura de Búzios. Marcas patrocinadoras, como Vilarejo Conceito, Zaetê Cosmética, Hering e Carmen Steffens, também se destacaram como grandes parceiras, contribuindo para o brilho da competição.
A próxima edição da Energisa Búzios Sailing Week já está confirmada: será realizada de 2 a 5 de abril de 2026, novamente no ICAB.
A Energisa Búzios Sailing Week 2025 foi organizada pelo ICAB em parceria com a ABVO e a CBVela. O evento contou com patrocínio do Grupo Energisa, que celebra 120 anos, e da OceanPact. Teve ainda o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Búzios e da própria ABVO.
Resultados oficiais
ORC Geral (7 regatas)
1º Crioula 52 – TP52 – Eduardo Plass (VDS) – 12 pts
2º +Bravíssimo – Felci 315 – Nacho Giamonna (ICES) – 19 pts
3º Duma – Farr 11s – Haakon Lorentzen (ICRJ) – 23 pts
ORC Performance (7 regatas)
1º Crioula 52 – TP52 – Eduardo Plass (VDS) – 9 pts
2º Magia IV – ILC 30 – Torben Grael (RYC) – 16 pts
3º Duma – Farr 11s – Haakon Lorentzen (ICRJ) – 16 pts
ORC Cruiser Racer (7 regatas)
1º +Bravíssimo – Felci 315 – Nacho Giamonna (ICES) – 7 pts
2º Xamã – Grand Soleil 46 – Sergio Klepacz (ICS) – 16 pts
3º Dona Bola – Oceanis 41 – Ricardo Tramujas (ICRJ) – 18 pts
RGS Geral (6 regatas)
1º Nativo 3 – Delta 32 – Eduardo Harabedian (BR Marinas) – 6 pts
2º Kaluanã – Skipper 30 – Leonardo Soldon (Bracuhy) – 9 pts
3º Beleza Pura II – Farr 38 – Felipe Ferraz (UBA) – 19 pts
RGS A (6 regatas)
1º Nativo 3 – Delta 32 – Eduardo Harabedian (BR Marinas) – 6 pts
2º Kaluanã – Skipper 30 – Leonardo Soldon (Bracuhy) – 8 pts
3º Beleza Pura II – Farr 38 – Felipe Ferraz (UBA) – 17 pts
RGS B (6 regatas)
1º Absoluto – Fast 360 – Kaio Mendes (ICES) – 7 pts
2º Bierkaai – Peterson 34 – Bart Brouwer (ICAB) – 9 pts
3º Santeria – Fast 260 – Newton Rocha (BarraVela) – 12 pts
Foto: Fred Hoffmann
—
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net