Instituto Etiene Medeiros divulga projeto que transforma vidas em novo vídeo institucional

0
6

Atividades do IEM são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (PE), com 220 crianças e jovens, unindo educação e esporte. Este ano, seis de seus alunos foram contemplados com o Bolsa Atleta Pernambuco

Abril, 2025 – Imagens da cidade de Recife, do Centro Esportivo Santos Dumont, dos alunos, das diferentes atividades, sem falar nos depoimentos. O novo vídeo institucional do Instituto Etiene Medeiros (IEM) mostra, em imagens e palavras, o trabalho desenvolvido no dia a dia junto às 220 crianças e jovens, entre 7 e 17 anos, que integram o projeto realizado em Boa Viagem, na capital pernambucana. Experiências que transformam vidas, com esporte, inclusão e cidadania.

Atividades Esportivas, Atividades Educacionais, Educação Alimentar e Nutricional, Desenvolvimento Socioemocional, atividades interdisciplinares e eventos – internos e externos integram as ações do IEM, fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros e que em 2025 completa quatro anos de atuação no Recife.

O impacto e a transformação proporcionados pelo Instituto na vida dos alunos podem ser sentidos em opiniões de familiares, que percebem melhora no comportamento das crianças e jovens, maior interesse pela escola e pela prática esportiva. Além disso, mais autoestima, confiança e aumento significativo na felicidade. Mais de 90% acreditam que o projeto contribui para um futuro melhor para seus filhos.

A missão do IEM é ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte, à educação e à cultura na infância e na adolescência. O Instituto une educação e esporte como ferramentas de transformação social. Entre os alunos, 84,08% são estudantes de escolas públicas e 90% estão inseridos em políticas de assistência social do governo, moradores da periferia do Recife e da Região Metropolitana.

Bolsa Atleta – Resultados desse trabalho aparecem em diferentes momentos vividos por alunos do IEM. Seis deles foram contemplados com o Bolsa Atleta Pernambuco. O programa é oferecido pelo Governo do Estado, voltado para as modalidades olímpicas e não olímpicas, da base ao alto rendimento. Este é o primeiro ano em que jovens formados pelo IEM se inscreveram no programa e pleitearam a bolsa.

Ao serem selecionados agora em 2025, os jovens receberão mensalmente benefício em dinheiro para o seu desenvolvimento no esporte, assim como acompanhamento nutricional e psicológico totalmente gratuitos.

“Estamos muito felizes em ver que seis de nossos atletas foram selecionados para o programa em 2025, passando a utilizar os benefícios para o seu desenvolvimento no esporte. O IEM tem compromisso com a inclusão, a igualdade e a transformação social por meio do esporte”, afirma Etiene Medeiros.

Confira o novo vídeo no link: https://youtu.be/hLVM0KUSdeY

Sobre o IEM – O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Agência Maúna.

As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Foto: Igo Bione / IEM

Mais informações – Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports