Hoje, quinta-feira, dia 10 de abril, acontece no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, a Seletiva Nacional de Judô. Ao todo, serão 25 atletas em busca de uma vaga por categoria para a Seleção Brasileira. O Esporte Clube Pinheiros estará representado com seis judocas, que em média possuem 24 anos.
Bianca Reis (57kg) é a mais nova, com 20 anos. No cenário internacional, conquistou o quinto lugar no Grand Slam de Tóquio, no ano passado (2024). Terá como adversárias em sua categoria Jéssica Lima e Shirley Nascimento.
Nauana Silva (63kg), 22 anos, conquistou a medalha de bronze no Grand Prix de Zagreb em 2024 e já foi vice-campeã do Campeonato Pan Americano e Oceania no mesmo ano. A judoca entra novamente no tatame para buscar uma vaga na Seleção e terá pela frente adversárias fortes, Rafaela Silva e Ketleyn Quadros, e se sente preparada para mais esse desafio. “Estou me sentindo muito bem e confiante, principalmente pelas adversárias que terei pela frente, somos praticamente as três melhores do Brasil. Sou a atual campeã brasileira e essa rivalidade me motiva muito”, comentou a judoca.
Nauana ainda completou afirmando que Rafaela Silva e Ketleyn Quadros são suas inspirações dentro e fora do tatame. “Rafaela Silva e Ketleyn Quadros foram minhas inspirações quando era mais nova e queria muito lutar com elas. As duas me motivam muito a ser melhor em cima e fora do tatame. Tenho boas expectativas para essa seletiva”, comentou a Pinheirense, que já enfrentou Ketleyn algumas vezes e contra Rafaela Silva irá para seu segundo duelo.
O time Azul e Preto ainda conta com Beatriz Freitas, de 22 anos, quinto lugar no Pan-Americano Rio Open neste ano. Suas adversárias serão Dandara Camilo e Eliza Ramos.
Giovani Ferreira (90kg), o Pezão, 26 anos, conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano do Rio de Janeiro neste ano e o terceiro lugar no Grand Slam de Abu Dhabi em 2024. Terá como adversários Guilherme Morais e Marcelo Fronckowiak.
Lucas Lima (+100kg), tem 25 anos e conquistou a medalha de bronze no Pan Americano Rio Open em 2025. Terá como adversários o companheiro de clube, Rafael Buzacarini, 33 anos, vice-campeão do Rio Open, e João Cesarino.
O vencedor de cada categoria irá representar o Time Brasil no Campeonato Pan-Americano e Oceania, que acontece no final do mês, de 25 a 27 de abril, em Santiago, no Chile, e vale até 800 pontos no Ranking Mundial.