Uma regata de Snipe de proporção internacional acontece na Lagoa dos Esteves no período de 19 a 21 de junho no município de Balneário Rincão, trata-se da XXVIII Taça Alberto Lineburger de Snipe que integra uma das etapas do Campeonato Regional da Classe Snipe 2025 organizado pelo Iate Clube Veleiros da Lagoa e Flotilha 727 de Snipes.
A largada da primeira das oito regatas previstas aconteceu dia 15/3 – vencida pelos velejadores Thiago e Felipe Berenhauser, Timoneiro e Proeiro – na Lagoa dos Esteves no município de Balneário Rincão, 20 km da cidade de Criciúma e a 300 da capital catarinense, Florianópolis Regatas.
Em três regatas com percurso barla sota (5 pernas com Gate) marcou a primeira etapa do Campeonato Regional da Classe Snipe, a regata contou com sete barcos snipe, e foram classificado – Timoneiro e Proeiro – vencedor Snipe – Thiago e Felipe Berenhauser, segundo Fernando Alves e Vicente de Ávila, terceiro – Alexandre Miranda e Willian Souza, quarto -Jameston e Eduardo Budny, quinto, – Ênio Lineburger e Eric B. Lineburger, sexto – James Claus e Lucas Beirão – e em sétimo ficou a dupla Estevan Tavares e Paulo H. Jeremias.
A segunda etapa ocorre no de 25 de abril na exuberante lagoa dos esteves, um grande lago para o desenvolvimento de múltiplas atividades do esporte de vela.
XXVIII Taça Alberto Lineburger de Snipe
Uma etapa mundial – a Taça Alberto Lineburger que em 2024 reuniu 17 duplas em sete regatas na Lagoa dos Esteves, homenageando o empresário náutico Alberto Lineburger – os organizadores lançam o Campeonato Regional de Snipe dentro da categoria mundial.
Isto porque, Alberto Lineburger é uma das grandes lendas no esporte mundial com seus snipe de madeira – tanto que ganhou seu nome no hall da fama em Hall da Fama de 2021 da Associação Internacional de Snipe, SCIRA, ao lado de grandes campeões olímpicos como o brasileiro Torben Grael.
Linenburguer 12296 foi construído em 1960 em Criciúma no Estaleiro Linenburger, do Alberto Linenburger e foi um dos cascos de maior sucesso da Classe, foi com este barco que os irmãos Torben e Lars conquistaram o seu primeiro título mundial, isto em 1983 no Campeonato Mundial de Snipe ocorrido na cidade de Porto em Portugal.