Santa Catarina desponta como um importante centro industrial náutico, sendo reconhecida como o principal núcleo náutico da América do Sul. Na emblemática Ilha de Santa Catarina, encontra-se o renomado Iate Clube Veleiros da Ilha, que organiza mais de 100 eventos náuticos de vela anualmente. É nesta ilha dos manezinhos que reside o único catarinense que já participou por três vezes da regata Volta ao Mundo: André Fonseca, mais conhecido como “Bochecha”. Ele navegou a bordo do lendário barco Brasil Um, projetado pelo velejador e empresário Alan Adler.
Existem, no entanto, duas cidades catarinenses que possuem uma peculiar ligação e estão separadas por uma distância de 400 quilômetros. A primeira cidade, situada a 20 km do mar, tem sua história náutica iniciada com a implantação do estaleiro Linenburger. Este estaleiro foi o responsável pela fabricação do barco da categoria Snaipe que levou os medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael à sua primeira conquista mundial.
Torben Grael, posteriormente, capitaneou o Brasil Um, o primeiro e único barco brasileiro na The Ocean Race. Torben é o único brasileiro a vencer uma edição desta prestigiada regata, comandando o barco Ericsson.
Saltando 400 quilômetros até o litoral norte, encontramos uma cidade às margens do rio Itajaí-Açu, famosa por suas belas praias como Praia Brava, Cabeçudas, Molhe e Jeremias. Itajaí, desde 2010, se tornou o principal centro náutico de vela da região, sendo palco de edições da regata The Ocean Race, onde Torben Grael consagrou-se campeão, e sua filha Martine Grael também fez parte, como tripulante do barco AkzoNobel.
Se a The Ocean Race foi responsável por lançar Itajaí no cenário mundial, Criciúma se destacou graças ao campeão olímpico Torben Grael, colocando a cidade na história da vela mundial. Diante desse panorama, é justo dizer que Itajaí e Criciúma são cidades irmãs no universo náutico da vela. Criciúma deu origem ao barco Snaipe, enquanto Itajaí brilhou ainda mais com a presença do lendário Torben Grael.
Com esse cenário, a SCBrasil Esporte Náutico, empresa que registrou um projeto de barco para a regata Volta ao Mundo 18 anos após o lendário Brasil 1, está em sua segunda campanha para levar Santa Catarina e Brasil novamente à The Ocean Race. Assim, Itajaí e Criciúma são proclamadas pela SCBrasil Esporte Naútico cidades irmãs, impulsionadas pelo sucesso do icônico velejador Torben Grael.
Em Criciúma, o Programa Criciúma City tem se destacado no cenário nacional da vela. Recentemente, o Programa Criciúma foi apresentado ao prefeito Vaguinho Espindola. Já advogada ambientalista e Diretora Municipal do Meio Ambiente Anequésselen B. Fortunato é a Embaixadora do programa,
Imagine, tudo começou com um barco Snaipe fabricado em Criciúma.