Semana de Refeno agita Pernambuco

0
36

Tudo está pronto para a 35ª edição histórica da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A largada da 35ª Refeno será ao meio-dia do dia 28 de setembro, partindo do Marco Zero, no Recife. O percurso da regata será de 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago de Fernando de Noronha, com 93 embarcações já inscritas.

“A Refeno já é um evento consolidado no calendário da Ilha. Fico muito contente com o aumento da participação feminina. Já mencionei isso no ano passado, e em 2024 temos ainda mais mulheres ocupando esse espaço. Além da competição, os velejadores sempre deixam um legado para a comunidade de Noronha, trazendo uma nova perspectiva da Ilha por meio de suas ações. É realmente um momento mágico”, acrescentou a administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa.

Além do impacto esportivo e cultural, a Refeno também impulsiona o turismo em Recife e Pernambuco, como destacado na coletiva.

“A Refeno é um evento de importância nacional e internacional. Por isso, conta com o apoio do Governo do Estado, através da Empetur e da Administração de Noronha. É um prazer fazer parte de um movimento que atrai pessoas de diversos lugares, ampliando a visibilidade de Pernambuco”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery.

“O Cabanga tem sido um parceiro fundamental para o governo Raquel Lyra. Tivemos a Globe40, a Refeno de 2023, e agora a 35ª edição da Refeno. Não é apenas um evento isolado, ele traz um legado significativo e apoia nossas bandeiras”, completou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

O Comandante Tojal, Capitão dos Portos de Pernambuco, reforçou o suporte da Marinha do Brasil na maior regata oceânica da América Latina.

“Organizar um evento dessa magnitude, com barcos de vários estados do Brasil e até do exterior, é um grande desafio. É uma honra para a Marinha do Brasil contribuir. Estaremos presentes na largada com o Navio Patrulha Macau e prestaremos todo o apoio necessário para garantir que a regata aconteça de forma segura”, explicou o Comandante Tojal.