Ocean Race anunciou uma nova regata transatlântica para 2026, a The Ocean Race Atlantic

0
431

O

O evento será para tripulações mistas com uma forte mensagem para a saúde dos oceanos, em uma rota que liga duas cidades icônicas.

A Ocean Race anunciou uma nova regata transatlântica com tripulação reservada para a classe IMOCA a ser realizada no verão de 2026. O evento pretende ser uma celebração do oceano e das iniciativas de saúde oceânica, e uma “vitrine” para o esporte de primeira classe e para as equipes e velejadores que participarão.

A Ocean Race Atlantic ligará a metrópole americana de Nova York à capital mais descolada da Europa, a cidade catalã de Barcelona. Será a primeira regata sem etapas nos mais de 50 anos de história da The Ocean Race.

Esse novo evento planejado para 2026 seguirá a The Ocean Race Europe, que começará em Kiel, na Alemanha, em 2025, e precederá a próxima regata de volta ao mundo, que começará em Alicante, na Espanha, em 2027.

A corrida transatlântica contará com iates foiling da classe IMOCA em configuração de tripulação completa. Pela primeira vez, as equipes de quatro velejadores serão 50-50, duas mulheres e dois homens.

Os velejadores participarão de um extenso programa de ciência oceânica ao longo do percurso da regata, coletando dados oceânicos vitais para apoiar os cientistas que estudam o impacto das mudanças climáticas nos mares. O programa também inclui a participação de escolas e academias de vela, com o objetivo de promover a alfabetização oceânica e a vela entre crianças e jovens.

“A Ocean Race Atlantic é um excelente complemento para o nosso calendário de regatas e é outra oportunidade para a Ocean Race expandir suas atividades de divulgação científica e educação oceânica. Pessoalmente, estou particularmente satisfeito por continuarmos a liderar o caminho, ampliando os limites com a divisão 50/50 da tripulação. Isso oferece mais uma oportunidade para que mais velejadoras de classe mundial se destaquem na classe IMOCA em um transatlântico desafiador e emocionante”, disse Richard Brisius, presidente da regata The Ocean Race.

“Com a The Ocean Race Europe em 2025, a The Ocean Race Atlantic em 2026 e a próxima regata de volta ao mundo em 2027, estamos construindo um programa robusto que nos permite criar conexões duradouras entre nossos velejadores, nossos fãs e o oceano, ao mesmo tempo em que agregamos mais valor às nossas partes interessadas.”

Rota

A rota consiste em uma travessia transatlântica de 3.200 milhas de Nova York até o Estreito de Gibraltar, uma transição desafiadora no Mar Mediterrâneo, seguida de mais 500 milhas até Barcelona, o que pode desequilibrar as classificações nos estágios finais da corrida. Está sendo elaborado um formato inovador e empolgante do evento, que incluirá a possibilidade de pontuações intermediárias para manter o envolvimento dos fãs e a interação com os velejadores e as equipes durante toda a corrida.

“Estou muito feliz em saber da The Ocean Race Atlantic New York-Barcelona, porque não é apenas um evento novo e empolgante com tripulação completa no calendário da IMOCA, mas também porque será uma espécie de volta ao lar para mim, já que vivi muitos momentos inesquecíveis em Barcelona no início da minha carreira”, disse Boris Herrmann, do Team Malizia. “O percurso da regata também é muito interessante, pois sabemos que a perna transatlântica é aquela em que estabelecemos o novo recorde de velocidade de 24 horas com o Team Malizia no ano passado durante a The Ocean Race. Ela promete ser uma regata desafiadora, rápida e divertida.

Recordes

Nas duas últimas edições da The Ocean Race, a etapa transatlântica ofereceu condições que quebraram recordes, o que significa que a The Ocean Race Atlantic pode permitir o estabelecimento de novos recordes.

“Já vimos recordes serem quebrados durante a regata dos EUA para a Europa”, observou Justine Mettraux, capitã da Teamwork Team SNEF. “É aqui que isso pode acontecer, em boas condições de sustentação e mar calmo, por isso espero ver corridas rápidas, estratégicas e intensas.”

A Ocean Race Atlantic atende ao desejo dos velejadores e equipes da IMOCA de outra regata com tripulação completa e é a mais recente adição ao movimentado calendário de regatas e eventos da The Ocean Race, que agora inclui: The Ocean Race Europe em 2025 e 2029; The Ocean Race Atlantic em 2026; e The Ocean Race Around the World em 2027 e 2031.