Yacht Clube da Bahia e CBVela discutem sustentabilidade com jovens atletas

0
105

 

Palestra em Salvador (BA) reuniu especialistas em sustentabilidade e esportes

O Yacht Clube da Bahia promoveu mais um evento inovador em suas dependências. Ao lado da Confederação Brasileira de Vela – CBVela, o YCB apresentou para jovens atletas do YCB e para a comunidade o bate-Papo sobre “Esporte & Sustentabilidade”.

O encontro ocorreu na quinta-feira (11) no Salão de Eventos do Yacht Clube da Bahia e contou com as presenças de Sandra Di Croce Patricio, diretora de Sustentabilidade da CBVela, e Luís Eduardo Pato, gerente Geral de Esportes do Yacht Clube da Bahia (YCB) e Fátima Navarro, consultora da certificação Bandeira Azul.

Atletas do YCB puderam fazer perguntas e se atualizar sobre os temas mais importantes em sustentabilidade. A vela é uma das modalidades que mais tocam no assunto meio ambiente e governança.

E a CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

”A palestra de Sandra Patrício foi muito importante, pois ela explanou sobre os objetivos da sustentabilidade baseados nos fatores ambientais, sociais e de governança, além de apresentar  a relação dos esportes com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são as (ODS) da Agenda 2030”, explicou Fátima Navarro.

Estes 17 objetivos citados entraram em vigor em 1º de janeiro de 2016 e devem ser cumpridos até 31 de dezembro de 2030. Embora não sejam legalmente vinculantes, 193 países-membros da ONU se comprometeram voluntariamente com a Agenda 2030.

Cada país é responsável por implementar a agenda, fornecer os meios para alcançar os objetivos e monitorar o progresso em seu território.

Bandeira azul

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com representantes de diversos países. No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

E o Yacht Clube da Bahia possui essa certificação desde 2022. Para conseguir o selo Bandeira Azul é preciso atender a uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

”O programa demonstra o forte comprometimento com a agenda atual para o desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental. A participação ativa do público presente demonstrou a importância da troca de informações e conhecimento para o tema de Esportes e Sustentabilidade”, disse Fátima Navarro, consultora da certificação Bandeira Azul no YCB.

Todos os critérios acima devem ser mantidos e comprovados anualmente.

Saiba quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Erradicação da Pobreza Fome Zero e Agricultura Sustentável Saúde e Bem-Estar Educação de Qualidade Igualdade de Gênero Água Potável e Saneamento Energia Limpa e Acessível Trabalho Decente e Crescimento Econômico Indústria, Inovação e Infraestrutura Redução das Desigualdades Cidades e Comunidades Sustentáveis Consumo e Produção Sustentáveis Ação contra a Mudança Global do Clima Vida na Água Vida Terrestre Paz, Justiça e Instituições Eficazes Parcerias e Meios de Implementação

Sabia que você também pode patrocinar o esporte do Yacht Clube da Bahia?

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9186 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Foto: YCB Esportes