Velejadores do YCSA iniciam treinos com foco no Campeonato Brasileiro de Laser

0
221

Competição nacional será disputada no Iate Clube do Rio de Janeiro, entre 10 e 21 de janeiro

Os atletas do YCSA – Yacht Club Santo Amaro já estão nos últimos ajustes e no reconhecimento da raia para a disputa do Campeonato Brasileiro de Laser 4.7, Radial e Standard, que terá as primeiras largadas nesta terça-feira (10), no Iate Clube do Rio de Janeiro. A flotilha do YCSA chega com 15 barcos e um elenco repleto de jovens velejadores.

O Brasileiro de Laser é uma das competições nacionais que fazem parte do classificatório para o Mundial da Juventude. Por conta da importância, os atletas do YCSA chegaram cedo na cidade maravilhosa para focar nos treinos dentro e fora da água.

Segundo Fábio Pillar, técnico do YCSA, a equipe está renovada e muito determinada para elevar ainda mais o nível da classe no clube paulista.

“A flotilha é jovem e muito grande. Aliado a esse crescimento, o nível técnico do grupo está subindo. Então estamos fazendo esse trabalho de passagem de bastão, da geração mais antiga para os mais novos”, explicou o técnico do YCSA.

Alexia Buuck, de 16 anos, vai velejar pela primeira vez na classe. A jovem atleta acredita que a troca de experiência com os companheiros de YCSA será fundamental para um bom desempenho.

“Ter a companhia dos colegas é muito importante. Eles sempre tiram minhas dúvidas, passam dicas de como velejar e também ajudam na montagem do barco. Está sendo muito legal ter apoio de todos”, afirmou Alexia, atleta do YCSA.

A flotilha do clube também chega com Mathias Reimer, Felipe Fonseca e Nicolas Bernal, que foram os campeões da classe Lightning Junior em 2022.

“Estou muito ansioso para essa nova experiência. O Lightning trouxe muitas alegrias, onde aprendi muito velejando com o Felipe e o Nicolas, mas desta vez vamos estar separados. Acredito que vou aproveitar os aprendizados que tive para fazer um bom Brasileiro de Laser”, pontuou Mathias Reimer.

Um dos atletas que leva experiência e confiança para o restante do time YCSA é Frederico Francavilla, que coleciona medalhas no Laser, como o Sul-Brasileiro sub-17, medalha de bronze na Copa Brasil 2022 e medalha de prata sub-21.

“O Brasileiro é muito importante para todos da classe. Um campeonato que os competidores querem ganhar e buscar uma vaga para o Mundial da Juventude. Mas vejo que é muito importante para todos os colegas do YCSA. Busco ajudar e estar ao lado da galera menos experiente. Todos estão focados e querendo chegar nas melhores posições”, finalizou Francavilla.