Com cerca de 230 velejadores, competição nacional será realizada entre 4 e 15 de janeiro, em Brasília
A CBVela – Confederação Brasileira de Vela, em parceria com o Iate Clube de Brasília, realiza a partir de amanhã, quarta-feira (04), a 51ª edição do Brasileiro de Optimist e a Copa Brasil Estreantes, na capital federal (DF). A entidade aguarda cerca de 230 velejadores de 15 estados diferentes.
Nesta terça-feira (03), os atletas veteranos e estreantes prepararam os barcos e escutaram as orientações de técnicos para as regatas, que serão realizadas na Raia Norte do Lago Paranoá.
A Comissão de Regatas organizará oito provas em quatro dias para os estreantes. Os veteranos terão pela frente 12 regatas individuais durante seis dias.
“O Brasil está muito bem na Classe OP, com crianças de 7 até 15 anos. Esperamos ter um nível muito alto nas regatas de Brasília! A competição terá o atual campeão brasileiro Arthur Back e a campeã nacional Joana Freitas. Esperamos uma flotilha forte vindo do Rio, mas também com uma ótima renovação de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília”, afirmou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.
“Nesta época do ano, com ventos fracos e rondados, os velejadores precisarão mais da técnica, atenção e muita concentração. Mas também muita tranquilidade para cambar o barco de OP e ter paciência caso tenha algum imprevisto durante a regata. Particularmente, gosto bastante, porque desperta o sentimento do atleta de regular o barco”, explicou.
A Optimist é uma classe fundamental de introdução à modalidade para todo velejador que deseja seguir carreira. As regatas do Brasileiro de OP serão o primeiro evento seletivo para formar a equipe que representará o país nos campeonatos internacionais.
“Receber o maior evento de velas monotipo do Brasil é um orgulho. É um estímulo para continuar investindo na escola de vela, que é um esporte espetacular! Um dos que mais trouxe medalhas de ouro para o Brasil nas olimpíadas. O futuro da vela do Brasil estará competindo aqui e essa garotada daqui seis ou sete anos estarão representando o Brasil nas olimpíadas”, observou Gustavo Raulino, diretor de Náutica do Iate Brasília.
Além das regatas, a CBVela realizará ações durante a competição, como o ‘Conhecendo Novas Velas’, que tem o objetivo de permitir que os velejadores da Classe Optimist tenham sua primeira experiência com as Classes do Programa de Vela Jovem, entre outras classes. Outra ação para as crianças será a conversa com velejadoras sobre saúde e performance, com a Dra. Fernanda Carvalho, médica do COB – Comitê Olímpico do Brasil.