Skipper (capitães) dos 11 barcos estão se reunidos em Alicante-Espanha esta semana nos preparativos finais para o início da The Ocean Race 2022-23. Paralelamente todo estrutura está sendo na finalizada para de abertura do Ocean Live Park(Vila da Regata), cuja abertura acontece dia 7 de janeiro com entrada livre no sábado.
Esta é a 14ª edição da icônica corrida oceânica mundial, totalmente tripulada e será a primeira a contar com barcos IMOCA de última tecnologia, com lâminas e near-flyers. A frota VO65, que anteriormente competia em dois eventos ao redor do mundo, terá agora um desafio mais curto, competindo pela primeira vez na competição The Ocean Race VO65 Sprint Cup, que tem três etapas que coincidem com as etapas 1, 6 e 7 da volta ao mundo.
Para as cinco tripulações da IMOCA que estão dando os retoques finais antes do início da corrida, esta é uma semana chave, levando à corrida In-Port (em terra) que acontece dia 8 de janeiro, antes da grande largada da etapa um da The Ocean Race (Alicante para Cabo Verde) em 15 de janeiro.
Cinco fortes equipes de classe IMOCA estarão na linha de partida:
11th Hour Racing Team (EUA); skipper Charlie Enright.
Equipe Malizia (GER); capitão Boris Herrmann
Equipe Holcim-PRB (SUI); capitão Kevin Escoffier
GUYOT ambiente-Equipe Europa (FRA/GER); capitão Benjamin Dutreux
Biotherm Racing (FRA); skipper Paul Meilhat
É uma época particularmente agitada para os quatro IMOCAs que competiram na Regata Route du Rhum em novembro. Após completar a travessia do Mediterrâneo em dezembro, todos esses barcos passaram por um processo de reequipamento e atualização para se prepararem para as regatas com tripulação completa, e depois devem passar por um processo de medição.
“Nossa equipe teve uma grande carga de trabalho”, disse o capitão da Equipe Holcim-PRB Kevin Escoffier. “Felizmente, temos pessoas com experiência em The Ocean Race, o que facilita a organização no lado esportivo e técnico”. Estou muito orgulhoso de onde estamos em tão pouco tempo”.
“Mal podemos esperar para voltar à água e velejar novamente. Estes barcos são incríveis e estou realmente ansioso para ver o quanto podemos empurrar os barcos da tripulação completa. Há cinco grandes equipes, cinco grandes barcos e muitos grandes marinheiros na frota, então sabemos que será importante começar bem, e a curva de aprendizado será muito importante para obter um bom resultado quando chegarmos ao final em Gênova”, disse Escoffie]
Para a 11ª Hora Racing Team, a preparação final para a largada foi planejada com bastante antecedência. A equipe chegou em Alicante bem a tempo de receber no novo ano e agora está finalizando os detalhes finais dos preparativos.
“Nossa equipe já passou pelo intenso processo de medição, portanto esta última etapa é uma formalidade”, disse o velejador Jack após chegar em Alicante. “O barco está pronto, a equipe está pronta e não poderíamos ter feito mais nada para estarmos prontos para o início. Em todos os projetos em que trabalhei, a magnitude do trabalho não atinge você até que você esteja no porto de partida. Esse é sempre o ponto quando você percebe que uma oportunidade incrível o espera. Acho que estou nesta fase de transição no momento em que estou animado e um pouco nervoso, embora o estresse do início ainda não tenha realmente tomado conta” concluiu Bouttell, integrante da equipe dos Estados Unidos.]
Quatro dos IMOCAs estão agora baseados na marina Ocean Live Park em Alicante, com o ambiente da GUYOT-Equipe Europa prevista para chegar na sexta-feira, tendo recebido permissão da Direção de Regata para continuar os preparativos de seus barcos em Barcelona até o final da semana.
A frota VO65 competindo na Corrida Oceânica VO65 Sprint agora é a número seis, com a entrada de última hora de uma equipe austríaca/italiana:
Equipe de corrida da Fundação Mirpuri (POR); capitão António Fontes
WindWhisper Racing Team (POL); Skipper Pablo Arrarte
Equipe JAJO (NED); capitão Jelmer van Beek
Ambersail 2 (LIT); Skipper Rokas Milevičius
Viva México (MEX); capitão Erik Brockmann
Corrida Oceânica Austríaca – Equipe Genova (AUT/ITA); Gerwin Jansen
Cinco dos VO65s já estão sediados em Alicante; a equipe austríaca/Gênova chegará na terça-feira depois de fazer sua travessia de Gênova, e a Viva México chegará ao porto na segunda-feira, tarde. A equipe de corrida da Fundação Mirpuri foi a primeira a chegar na semana passada, seguida por WindWhisper, Team JAJO e Ambersail 2 na segunda-feira de manhã.
Mais The Ocean Race
Há uma série de marinheiros espanhóis que farão parte de várias tripulações participantes. Entre os nomes já anunciados oficialmente estão Támara Echegoyen (GUYOT environnement-Team Europe), Pablo Arrarte e Antonio Cuervas-Mons (WindWhisper Racing Team) ou Chuny e Carlos Bermúdez de Castro e Jaime Arbones (Viva México), assim como Simbad Quiroga (Team JAJO).
“É bom estar de volta e chegar aqui em Alicante para ver o evento florescer com um grande número de inscrições para a regata”, disse Rokas Milevičius, skipper da Ambersail 2. Trabalhamos muito durante os últimos meses para colocar finalmente a bandeira lituana na linha de partida. Estamos observando outros barcos nos pontões, tentando ver quem tem a vantagem. Temos uma equipe jovem e entusiasmada. Isto é velejar, tudo pode acontecer e eu estou realmente ansioso para começar”.
Vila da Regata abre dia 7
O Ocean Live Park de Alicante abrirá no sábado, 7 de janeiro, antes da Corrida In-Port, programada para ambas as frotas no domingo, 8 de janeiro. O VO65 In Port Race será o primeiro às 1400 CET, seguido pelo IMOCA In Port Race às 1600 CET.
Todas as corridas em Alicante estarão disponíveis para assistir ao vivo nas plataformas Warner Bros. Discovery, incluindo o Eurosport, bem como via www.theoceanrace.com. Detalhes completos de “Como acompanhar a corrida” com opções de visualização mundial serão divulgados no final desta semana.