Yunus Musah, uma das estrelas em ascensão do Valencia CF e jogador recordista da seleção estadunidense na Copa do Mundo

0
221
#PlayLaLigaSantander

A Copa do Mundo de 2022 foi positiva para a seleção masculina dos Estados Unidos (USMNT), já que o time de Gregg Berhalter se classificou em seu grupo e teve um desempenho admirável na derrota para a Holanda nas oitavas de final.

A equipe do USMNT foi a segunda mais jovem do torneio, com apenas Gana tendo uma média de idade mais baixa, e o meio-campista do Valencia CF, Yunus Musah, exemplificou a confiança depositada na juventude dos Estados Unidos.

Quando Musah iniciou a partida de estreia do USMNT no Catar contra o País de Gales, aos 19 anos e 358 dias, ele se tornou o jogador mais jovem a iniciar uma partida pela seleção em uma Copa do Mundo. Mais tarde no torneio, depois de comemorar seu 20º aniversário, ele se tornou o jogador mais jovem do USMNT a iniciar uma partida eliminatória da Copa do Mundo aos 20 anos e quatro dias.

Musah está acostumado a ser o jogador mais jovem de suas equipes. Quando se estreou pelo Valencia CF num derby da LaLiga Santander frente ao Levante UD no início da temporada 2020/21, tinha apenas 17 anos e 289 dias. No entanto, Musah demonstrou uma maturidade além de sua idade. Ainda um ano antes da estreia como titular, o enérgico meio-campista havia sido incluído na lista de convocados do Los Che para a Liga dos Campeões por Marcelino, uma recompensa por seus esforços na equipe B do clube.

Talvez o amadurecimento acelerado de Musah esteja ligado ao fato de ele ter tido uma infância agitada, morando em vários países. Ele nasceu de pais ganenses na cidade de Nova York em 29 de novembro de 2002, enquanto eles estavam de férias na cidade. Então, ele passou os primeiros nove anos de sua vida na Itália, antes de se mudar para a Inglaterra para se matricular nas categorias de base do Arsenal.

Aos 16 anos voltou a estar em movimento, com o então diretor desportivo do Valencia CF, Pablo Longoria, a convencê-lo a vir para Espanha, depois de ter acompanhado durante vários anos a carreira de Musah.

Musah sentiu que o Valencia CF seria a escola perfeita para se aprimorar quando iniciou sua carreira profissional e provou que estava certo, tendo já feito 81 partidas pelo histórico clube, sendo 71 delas na LaLiga Santander. Ao longo dos primeiros anos na equipe principal do Valencia CF, conseguiu testar-se em várias posições de meio-campo, bem como ganhar alguns minutos como atacante e até como lateral.

O clube e o jogador ficaram tão satisfeitos com a transição para o futebol profissional que foi assinado um novo contrato entre as duas partes no final de 2020, que vai até 2026. Atualmente trabalhando com o treinador italiano Gennaro Gattuso, Musah está muito feliz com o seu papel em Mestalla enquanto continua trabalhando em seu jogo. Em entrevista recente ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o jogador disse: “Gattuso e eu sempre falamos em italiano e ele está me ajudando a crescer. Ele é uma grande pessoa e um excelente treinador, que está me tornando um jogador completo”.

O ex-vencedor da Copa do Mundo Gattuso deve ter se sentido orgulhoso de assistir às atuações de Musah com o USMNT no Catar neste inverno, especialmente porque o meio-campista ingressou no time americano apenas dois anos atrás.

Depois de ter representado a Inglaterra nas categorias de base, além de ser elegível para jogar por Gana ou Itália, Musah foi convocado pela primeira vez pelos Estados Unidos para um camp em novembro de 2020, logo após sua estreia pelo Valencia CF. Nico Estévez, adjunto do USMNT que já tinha trabalhado na base do Valencia CF, foi fundamental para convencer Musah a dar uma oportunidade aos Estados Unidos, deixando claro que não era necessário um compromisso imediato. No entanto, o adolescente ficou tão convencido com o projeto e a atmosfera do USMNT que decidiu que esta era a seleção para ele.

Agora, ele já bateu recordes pelos Estados Unidos e é uma das peças-chave na construção dessa seleção para a próxima Copa do Mundo, que será disputada no país, além de Canadá e México. Enquanto isso, Musah continuará trabalhando duro com Gattuso e Valencia CF na LaLiga Santander, onde também está se tornando um dos melhores meio-campistas box-to-box.

Para conferir mais conteúdos exclusivos da LaLiga, registre-se e acesse o ContentHub, central de conteúdos da LaLiga com textos, análises e imagens.
Não é só Futebol. É LaLiga.