– Lançamento será no Centro de Treinamento de Surf Leo Neves com a presença do staff da WSL; da Prefeita de Saquarema, Manoela Peres; autores do manual e demais envolvidos no projeto
– Metodologia beneficiará de início mais de 100 alunos, com idades entre 10 e 20 anos, e ajudará a fomentar a prática do esporte no município
– Evento acontece durante o primeiro Challenger Series na América Latina, Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil
Hoje (sexta-feira, 4), às 19 horas, acontece a cerimônia de entrega do Manual da World Surf League sobre Metodologia Para Desenvolvimento de Atletas, no Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).
O projeto é uma realização da WSL Latin America, em parceria com a Prefeitura de Saquarema e é focado exclusivamente nos mais de 100 alunos do Centro, com idades entre 10 e 20 anos. Estarão presentes na ocasião o CEO da WSL Latam, Ivan Martinho; a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres; o Secretário de Esporte, Rafael Castro, e alguns dos autores e consultores da Metodologia.
Por meio deste manual técnico, a WSL visa orientar treinadores de surfe no planejamento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens surfistas com base na experiência e conhecimento de profissionais brasileiros, que se tornaram referências mundiais na preparação de atletas campeões. Para isso convidou um time de experts como: Alexandre Zeni (fundador do Instituto Brasileiro de Surf, Técnico de Surfe, que há mais de 25 anos estuda o esporte); Allan Menache (coach, Sócio da Athlete Training Center SP, um dos pioneiros na preparação de surfistas profissionais e técnico de Gabriel Medina); Andrea Lopes (tetracampeã Brasileira de Surfe, Campeã Sul-Americana e Técnica da Confederação Brasileira de Surf), Leandro Dora (ex-surfista profissional, treinador de surfe, coach de atletas da elite mundial e atualmente trabalha com Yago Dora e o australiano Jack Robinson) e Paula Korsakas (consultora, docente e pesquisadora em Esporte e Desenvolvimento Humano, já atuou na Confederação Brasileira de Surf e no Comitê Olímpico do Brasil).
Entre os alunos beneficiados do Centro de Treinamento Leo Neves estão 100 iniciantes e 20 de nível avançado, que competiram inclusive na última edição do Saquarema Surf Festival (válido pelo WSL Qualifying Series). “A elaboração tão criteriosa de uma metodologia para o treinamento e consequente aperfeiçoamento dos nossos atletas, por si só já chancela o aprendizado e antecipa o surgimento de futuros nomes de destaque capazes de valorizar Saquarema e o Brasil perante o mundo do surf. Mais uma vez, será o ensino de qualidade fazendo a diferença”, afirma a Prefeita Manoela Peres.
“Nos empenhamos muito na realização desta metodologia para fomentar, ainda mais, o nosso esporte e sobretudo incentivar a nova geração de surfistas que vem aí. Os atletas regionais de hoje podem vir a ser os campeões mundiais de amanhã. Nosso continente é um dos epicentros mundiais de sucesso do surfe competitivo, tanto que reunimos campeões mundiais e o medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos”, ressalta Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America.
O lançamento ocorre durante a realização do Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, penúltima etapa do Challenger Series da WSL e o primeiro da categoria na América do Sul. A competição acontece até terça-feira, 8, com grandes nomes do esporte, inclusive com atletas da elite do Championship Tour.
Sobre a WSL – A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros. Para mais informações, visite o site da WSL