De 1º a 8/11, competição reúne os melhores surfistas do mundo na briga por vagas para CT 2023, na praia de Itaúna, em Saquarema/RJ
São Paulo – O artista Rogério Puhl, ilustrador, diretor de arte e designer gráfico, conhecido por sua versatilidade, foi convidado pela World Surf League – WSL para criar o pôster oficial do Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, que será realizado na praia de Itaúna, em Saquarema/RJ, de 1º a 8 de novembro. A etapa brasileira será a penúltima competição por vagas para a elite do WSL Championship Tour 2023, e o primeiro evento do Challenger Series na América Latina.
O conceito artístico do pôster exclusivo da competição foi unir elementos brasileiros e celebrar mais uma vez o surfe no País, unindo a um estilo sem igual de Rogério Puhl, brasileiro que vive há seis anos em Turim, na Itália, onde tem seu estúdio StudioPuhl e clientes na Europa, Estados Unidos, além do Brasil. Com mais de 22 anos de experiência em ilustrações, é ‘absolutamente apaixonado por arte e design’, como ele mesmo diz. Puhl tem como diferencial o experimentalismo, mas, principalmente, a brasilidade, em sua capacidade de ousar nas cores e formas.
“Executar um pôster para a WSL não é o tipo de projeto que aparece frequentemente no meu estúdio. Justamente por isso eu o abracei como a um desafio pessoal e como uma grande oportunidade de me divertir, utilizando técnicas, temáticas e tudo que eu mais aprecio no design/ilustração”, conta Puhl. O artista conta que buscou fazer uso dos movimentos, das cores e de personagens psicodélicos: “sei que o público da WSL absorve e curte essa linguagem, e, mais do que isso, espera toda essa energia do evento, pois se trata de surfe, juventude, vida, beleza e natureza”, completa. Ao fim desse projeto, Puhl afirma ter atingido seus objetivos com diversão e beleza.
“Os pôsters fazem parte da cultura Surf , queríamos dar ainda destaque para esse ícone da nossa cultura unindo arte e descontração”, diz Ivan Martinho, General Manager da WSL Latin América.
Essa não é a primeira vez que uma competição da WSL em uma etapa no Brasil ganha uma arte exclusiva. O Oi Rio Pro apresentado por Corona, também realizado na praia de Itaúna, em junho, teve pôster oficial do artista gráfico e ilustrador argentino Alan Berry Rhys, conhecido pela linguagem vintage que inspira seus trabalhos.
A competição — Serão 96 participantes na categoria masculina e 64 na feminina no Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, disputando importantes pontos nos rankings de acesso para o CT. Sete atletas considerados ‘tops’ e já garantidos na elite de 2023 participarão do evento: os brasileiros Miguel Pupo, Deivid Silva, Caio Ibelli, Samuel Pupo e Jadson André, além do italiano Leonardo Fioravantie do indonésio Rio Waida.
Restam apenas sete nomes a serem definidos nas duas últimas etapas da temporada. Depois do Brasil, há a etapa de Haleiwa Beach, no Havaí, para definir os 10 homens e 5 mulheres que completarão a nova elite do surfe mundial.
O Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil tem os patrocínios de Corona, Banco do Brasil, BB Asset, TikTok, 51 Ice, NewON, Prefeitura Municipal de Saquarema e Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento será transmitido ao vivo pelo site da WSL e Aplicativo e Canal da WSL no YouTube. No Brasil, também será exibido pelos canais SporTV.
WSL: A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros.
Mais , visite site da WSL