Festival com esporte e sustentabilidade marca encerramento do Desvendar Canoagem em Guaíba

0
162
Foto: Alan Nobre

Realizado pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem encerrou, no último final de semana, seu ciclo letivo de 2022 em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), com um festival esportivo realizado no lago Guaíba. No evento, alunos matriculados puderam demonstrar, além dos aprendizados práticos na canoagem, os materiais produzidos por eles próprios nas aulas, como um incentivo à sustentabilidade. Entre eles, um caiaque 100% construído com garrafas pets recicladas e retiradas do Lago Guaíba durante os dez meses de aulas.

O festival trouxe, ainda, a todos os estudantes matriculados, uma competição separada por faixas etárias e medalhas de participação. “A competição foi algo para dar um estímulo a mais. O nosso grande objetivo, o de criar consciência ambiental por meio do esporte a tantos jovens, foi atingido com sucesso. Ao todo, durante o ano, recolhemos aproximadamente cinco toneladas de materiais recicláveis da cidade, a maioria oriunda das margens do Lago Guaíba”, celebra Hans Mallmann, presidente do Clube de Canoagem GAC e Gerente do Projeto Desvendar Canoagem Guaíba.

O Desvendar Canoagem

Durante dez meses, os 254 estudantes matriculados, todos entre dez e 18 anos, munidos de apostila, camiseta e boné, foram orientados por seis profissionais (um gerente, um coordenador, dois professores e dois monitores), sobre a prática da canoagem e a importância da reciclagem e da sustentabilidade. A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, nesse caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.

“A grande importância da educação ambiental, por meio do esporte, é contribuir para a formação consciente do seu papel na preservação do meio ambiente e nos tornarmos aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O esporte fortalece o corpo e a saúde. Praticar atividades e adquirir conhecimento ambiental fortalece o bem-estar mental, e esse contato do esporte com a natureza traz a paz como consequência”, conclui Mallmann.

Desvendar Canoagem

O Projeto Desvendar Canoagem é realizado com recursos incentivados pelo Instituto Incentivar com patrocínio da CMPC Celulose e apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba.

CMPC

A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 1,9 milhão de toneladas de celulose — matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas.

Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias.

Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% dos resíduos sólidos do processo industrial em 15 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos.

O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 19 mil colaboradores em 46 unidades industriais de oito países da América Latina.