Parte da Seleção Brasileira de Vela na SSL Gold Cup esteve em ação neste fim de semana, durante a quinta etapa do Grand Prix da classe J70, na Marina Aretê, em Búzios (RJ).
Seis velejadores convocados por Robert Scheidt para a Copa do Mundo do Bahrein disputaram o título neste sábado (1º), que ficou nas mãos do Viking de Haroldo Solberg. A bordo estava Mário Tinoco do SSL Team Brazil.
A medalha de prata ficou com o barco Highlanders de Selmo Nissenbaun, que tinha na equipe Henrique Haddad e Gabriel Borges, também integrantes da seleção brasileira de vela. O bronze ficou com o Tô Nessa de Renato Cunha, que teve Henry Boening no quarteto.
O barco Mindset de Ralph Rosa tinha o proeiro Alfredo Rovere nas regatas e a bicampeã olímpica Martine Grael integrou o Capincanela no último dia de provas do Grand Prix de J70.
Foi um campeonato de três dias com ventos mais fracos no início e de maior intensidade nas finais. Domingo (2) por conta das condições de vento muito fraco e também das Eleições 2022 não teve regata.
”É uma satisfação muito grande poder velejar em um lugar sensacional e historicamente incrível pra prática do desporto. Estar na mesma raia que Martine, Henrique Haddad, Maguila, Gabriel e Alfredo, mesmo que em equipe diferente, é um privilégio. Estar com eles torna a velejada em Búzios muito mais enriquecedora”, contou Mário Tinoco, recém convocado pata o SSL Team Brazil.
O evento foi o último de uma série de regatas que ocorreram ao longo ano e que antecede o campeonato mais importante do ano no âmbito nacional. O Brasileiro de J70 vai ser realizado em Porto Alegre (RS) no final de novembro após a SSL Gold Cup.
”As provas foram em Búzios, um dos melhores locais para velejar no mundo. Foi um campeonato muito disputado, pois apesar de poucos barcos, os mesmos navegam o tempo todo muito próximos e alternando posições durante a regata”, explicou Henry Boening Maguila.
”É uma classe muito competitiva, com ótimas tripulações com grandes nomes da vela, além de ser um barco muito divertido de velejar principalmente nos popas de vento forte”, completou o atleta.
Resultados da 5ª etapa – Gran Prix – Aretê Búzios
1º Viking – Heraldo Solberg – Geison Mendes, Mário Tinoco, Gabriel Silva
2º Hihghlanders – Selmo Nissenbaun – Jorge Zarif, Henrique Haddad, Gabriel Borges
3º Tô Nessa – Renato Cunha – Kadja Brandão, Marco Grael, Henry Boening
4º Musketeers – Alberto Guarischi- Maurício Santa Cruz, Pedro Tinoco, André Guarischi
5º Mindset – Ralph Rosa – Alfredo Rovere, Júlio Falcão, Rafael Martins
6º Capincanela – Marcos Soares – Ricardo Lobato, Thiago Soares, Matheu Santos, Nina Soares
Convocação
A Seleção Brasileira de Vela – SSL Team Brazil foi convocada oficialmente para a disputa da Copa do Mundo SSL Gold Cup, que será em novembro, no Bahrein. O comandante Robert Scheidt e o CEO Bruno Prada anunciaram os dez nomes da equipe verde e amarela nas regatas finais, incluindo no elenco as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze.
O time terá também Alfredo Rovere, Henry Boening Maguila, Juninho de Jesus, Gabriel Borges, Mário Trindade, Joca Signorini, Henrique Haddad (Giga) e Mário Tinoco. Os brasileiros já estão classificados automaticamente para as oitavas de final e terão no grupo a Polônia e mais duas nações que começam a disputar o mata-mata a partir do fim de outubro, em Manama, no Bahrein.
O barco SSL 47 será igual para todas as 40 equipes, que se enfrentarão numa espécie de mata-mata. As regatas-treino na Suíça foram as primeiras após o anúncio do patrocínio da Sertrading e da Subsea 7 S.A.
Homenagem a Robert Scheidt
O Yacht Club Santo Amaro realizou neste sábado (01) a transição do nome da sua escola de Vela “YCSA Sailing School” para “Escola de Vela YCSA Robert Scheidt”, uma homenagem para o maior medalhista olímpico do país.
O evento de inauguração da placa contou com a presença do bicampeão olímpico, diretores do clube e alunos de diversas classes. Com cinco medalhas olímpicas, Robert Scheidt começou suas primeiras velejadas no YCSA, ainda na classe Optimist.
Atualmente, a Escola de Vela YCSA Robert Scheidt conta com 110 alunos e 14 instrutores. ”Foi um dia muito feliz e uma honra! A escola do YCSA possui tradição de décadas. Eu tentei segurar a emoção, mas você vê pessoas que foram marcantes no início da sua carreira. Estiveram presentes amigos com quem velejei no Optimist, no Laser e no Star”, disse Robert Scheidt, de 49 anos.
O SSL Team Brazil
Alfredo Rovere – proa
Martine Grael – estratégia & grinder
Henry Boening Maguila – grinder
Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder
Juninho de Jesus – pit & runners
Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker
Mário Trindade: trimmer & grande/trav
Joca Signorini – tática e grinder
Robert Scheidt – timoneiro
Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.
Mário Tinoco – tripulante reserva
CEO: Bruno Prada
Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.
Sobre a SSL Gold Cup
A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.
Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.
Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.
Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/