O time do YCSA – Yacht Club Santo Amaro teve uma velejada de destaque na sua primeira participação na 33ª edição da Regata REFENO – Recife Noronha.
Com o barco ‘Tapioca’, os representantes do clube terminaram em segundo na classificação da classe RGS A e em sétimo na RGS geral.
A equipe chegou ao Arquipélago de Fernando de Noronha na madrugada de segunda-feira (26), no horário de 1h32. A prova largou do Marco Zero de Recife até Fernando de Noronha e teve ao todo 300 milhas (560 km) de regata.
O barco teve a bordo Pepê, Nenê, Mathias, Guga Kiessling, João Gordinho, Joãozinho, Dante Volker, Pedro Paulo, Daniel Fontana, Conrado Cookson, Wallace Moreira e André Nascimento.
Os velejadores encararam muita variação de vento! Em momentos, o percurso apresentava ventos de 5 nós, mas que chegaram a 20 nós durante o percurso. Nas horas finais da regata se manteve em 20 nós.
”A REFENO foi uma experiência única e incrível! Velejar por horas seguidas com uma equipe é algo que eu nunca tinha tido até agora na minha carreira. Eu estou bastante acostumado a velejar com barcos menores, como o ILCA, então foi muito diferente velejar em um barco muito maior!”, explicou Conrado Cookson, velejador do YCSA.
”Foi muito legal também representar o YCSA! Porque velejei em uma equipe em que alguns eu já conhecia e outros tinha acabado de conhecer. Isso foi muito legal, porque não só criei memórias com quem já conhecia, mas passei a velejar com pessoas novas”.
O ouro na RGS A ficou com o barco For Sale, e o bronze, com o Rajadão. Os velejadores do YCSA também alcançaram o feito de ser o quarto barco a terminar a regata, independente da classe. A tripulação do barco Tapioca ficou atrás do Fita-Azul Aventureiro 4, JAHU 2 e Reforça 4.
Sobre o YCSA
Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.
Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.
Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais