Centauro e Payback se unem em prol da cultura do basquete no Rio de Janeiro

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Crédito - Bléia Campos _ Personagem - LX_Trocen

Acaba de ser lançado o movimento ‘Além do Jogo’, uma parceria entre o Payback, plataforma de fomento ao basquete e a cultura de rua no Brasil, e a Centauro, maior rede multicanal de artigos esportivos da América Latina, que chega para potencializar as iniciativas da jovem empresa carioca. A entrada da marca de esportes ao projeto promoverá a revitalização de quadras, além de eventos e ações especiais com criadores de conteúdo no Rio de Janeiro. A iniciativa também conta com os apoios da Nike e da Coral Tintas.

Além de impulsionar o esporte, a proposta de somar forças é também de valorizar todos os ativos envolvidos na cultura do basquete. Com a pegada de entretenimento, arte, conteúdos e responsabilidade social que lhes é característica, o Payback, agora de mãos dadas com um grande player do mercado esportivo, vai proporcionar movimentos em diferentes regiões do Rio, com a participação de atletas, artistas e influenciadores da cena urbana com o objetivo de promover a modalidade, a moda, a música, a arte e todo o lifestyle dessa comunidade.

Nos próximos meses, até novembro, será revitalizada a quadra da Escola Municipal Santos Anjos, berço de um dos principais projetos socioesportivos do Rio, o Basquete Cruzada, e a quadra do Payback, na Cobal do Leblon. Nesses locais serão realizados eventos para a comunidade, com clínicas de basquete, palestras, DJ e MC e jogos festivos, entre outras ações que fazem parte da cultura da modalidade.

“Para a campanha ‘Além do Jogo’ queremos movimentar a cena, dar luz a agentes que fazem a cultura da bola laranja respirar e ativar espaços urbanos. Um movimento de melhoria em prol da comunidade e de quem faz acontecer não só a modalidade do basquete, mas também as artes plásticas, o breaking, a música e todos os tipos de expressão que essa cultura traz”, declara Daniel Lorio, fundador do Payback. “O que nos move são as pessoas, o coletivo e a oportunidade de deixar legado. Por essa sinergia de ideologias e propósito a Centauro acreditou em nossa mensagem e, com apoio da Nike e da Coral Tintas, nosso movimento ganhou proporções que não poderíamos imaginar. Isso não tem preço!”, finalizou.

A parceria com a Centauro nasce da sinergia entre as empresas, e para Gustavo Milo, diretor de marketing da Centauro, “nos unirmos a iniciativas como essa, levando bem-estar, lazer e tudo o que o esporte pode proporcionar, contribuindo para transformar vidas, individual e coletivamente, e impactando o âmbito social é um dos nossos propósitos. Revitalizar quadras de basquete em diferentes comunidades e incentivar meninos, meninas, jovens e adultos a vivenciarem as oportunidades por meio do esporte é o maior objetivo nesse projeto. E fazer tudo isso contando com parcerias que têm a mesma premissa que a nossa, incentivando o movimento e um estilo de vida dentro desse universo, é ainda mais enriquecedor”.

O Payback possui um movimento já tradicional em seu escopo chamado “Paraíso do Basquete”, que seleciona quadras de projetos socioesportivos degradadas e as transforma em uma explosão de cores no cimento. Porém, muito além da revitalização, o movimento tem o propósito de contar as histórias – através de conteúdos personalizados – por trás das quadras e empoderar a comunidade local que utiliza o espaço no seu dia-dia. Para cada quadra, um artista da cena urbana é escolhido para idealizar a nova identidade do local, tudo sob a direção do curador, diretor artístico e artista multidisciplinar do Payback, Antonio Ton, que também fará a curadoria das quadras do “Além do Jogo”.

Filme institucional ‘Além do Jogo’
Nesta semana, os seguidores das redes sociais do Payback e da Centauro já terão um gostinho do que vem pela frente com o lançamento do filme institucional da campanha ‘Além do Jogo’, que também conta com o apoio da Nike e da Coral Tintas. O vídeo, produzido pelo Payback com direção de Cão Zangado e Hildemar Terceiro, narra as características intrínsecas da cultura do basquete. Os detalhes que só quem ama o jogo entende. É a mais pura essência da bola laranja. Nesse contexto, vale ressaltar a presença de grandes nomes da cena, como o atleta Olivinha, do Flamengo, e Raphaella Monteiro, da Seleção Brasileira, entre outros personagens relevantes para o universo do basquete e cultura urbana. Como a moda e cultura de rua andam lado a lado, a campanha destaca diversos sneakers e modelos masculinos e femininos de vestuário da Nike, apoiadora do projeto.

Creators
Uma das estratégias para a disseminação da mensagem de valorização do basquetebol no Brasil utilizada pelo projeto ‘Além do Jogo’ será a participação ativa de criadores de conteúdo no ambiente digital, ampliando a comunicação com o público jovem e atraindo diferentes vertentes da cultura urbana para dentro do guarda-chuva de ativações. Uma delas é a atriz Giovanna Coimbra, que já fez inúmeras manifestações públicas positivas sobre o basquete, além de um dos principais nomes do trap no Rio de Janeiro, o rapper Sos, são dois dos rostos selecionados pelo time de ativação da campanha. Além deles, se unem ao movimento digital os skatistas Ademar Luquinhas, idealizador do Instituto Ademafia, sendo um dos principais nomes da cena urbana carioca, e Naju, que em seus conteúdos procura mostrar o Rio sem ‘filtro’, como intuito de revelar como ele verdadeiramente é.