Semana de Vela 2022 Angra dos Reis conta com monitoramento de ventos em tempo real
Evento Angra dos Reis (RJ) está acontecendo desde de 7 e encerra domingo, 11 de setembro, e é o palco do Campeonato Brasileiro nas classes BRA-RGS e Clássicos e ainda ORC, BICO DE PROA e MULTICASCO, terá apoio da MutoBonsVentos, startup que monitora os ventos em tempo real na região
O Angra dos Reis Marina Clube (ARMC) e a Secretaria Executiva de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, apoiados pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) realizam a Semana de Vela 2022 Angra dos Reis.
O evento está sendp realizado no Angra dos Reis Marina Clube e no Colégio Naval, e a sua cerimônia de abertura Oficial no Clube Coqueiro/Colégio Naval. As competições Campeonato Brasileiro nas classes BRA-RGS e Clássicos, terão monitoramento de ventos em tempo real, realizada pela startup MuitoBonsVentos.
A empresa que monitora os ventos nas raias de regata ajudará os atletas no litoral do Angras dos Reis (RJ). Serão 3 estações instaladas na Ilha de Sacadura, Meros e Laje do Coronel.
As estações podem ser visualizadas na plataforma web MuitoBonsVentos, que contempla as leituras instantâneas com resolução de 0.25 nós e 1 grau na direção. Os dados são processados e exibidos de forma clara, completa e intuitiva na sua plataforma gráfica, permitindo que o usuário acesse informações em tempo real de visor de vento, marés e previsão do tempo. Em alguns locais também já é possível ter dados da correnteza e mapas de navegação.
”Entre os muitos recursos disponíveis, um dos que mais se destaca é a plotagem da evolução das condições reais dos ventos das últimas horas, acompanhada da tendência fornecida pelas previsões para as próximas horas. Isso ajuda o velejador em sua prática e planejamento de manobras.
Na área das regatas, a MuitoBonsVentos tem o histórico do vento, podendo ser muito útil aos navegadores para entender as condições do vento na Baía antes das regatas”, disse Marcelo Barbosa, fundador e sócio tech da MuitoBonsVentos.
Para os organizadores da Semana de Vela de Angra dos Reis, a realização do evento é importante porque expande a atividade náutica na região, além da geração de empregos.
A semana de Vela de Angra dos Reis tem patrocínio máster do Colégio Naval e Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, Leis de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, Município de Angra dos Reis, Autoridade organizadora, ARMC-Angra dos Reis Marina Clube, Secretaria Executiva de Esporte e Lazer e Associação Brasileira de Vela de Oceano (ABVO) e Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
MuitoBonsVentos
A MuitoBonsVentos é uma startup de Ilhabela (SP) criada em 2017 com o objetivo de monitorar os ventos em tempo real, por meio de estações que permitem a aplicação de software com previsões embargadas, que informam de forma clara a tendência para as próximas horas, junto com o histórico acumulado no acervo da aplicação.
Baseada no colaboracionismo e conservação do meio ambiente, a ideia é que os colaboradores/apoiadores participem do processo de crescimento da empresa e ajudem tanto a definir os melhores locais onde devem ser instalados os pontos de monitoramento, como no processo de crescimento da startup nos novos locais escolhidos.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.