A centésima edição do Mundial de Star será realizada em Marblehead, Massachusetts, nos Estados Unidos, de 8 a 17 de setembro.
O evento mais tradicional da vela olímpica mundial terá oito representantes brasileiros nas regatas. Serão mais de 90 duplas na competição no Eastern Yacht Club.
Liderados pelo medalhista olímpico e cinco vezes campeão mundial Bruno Prada, a seleção brasileira de vela terá também Pedro Trouche, Arthur Lopes, Samuel Gonçalves, Fabiano Vivacqua Jr e Mauricio Bueno.
A única dupla 100% nacional será formada por Antônio Moreira e Ubiratan Matos. O timoneiro Fabiano Vivacqua Jr terá o italiano Massimo Canali em sua proa. O norte-americano Jack Jennings terá Pedro Trouche no Mundial de Star, dupla que foi campeã do Distrito 1 no mês passado e a prata do Europeu 2022.
O campeão mundial de 1993, Joe Londrigan (EUA), chamou Arthur Lopes para sua proa. O também norte-americano Shane Zwingelberg terá o brasileiro campeão mundial de 2015 Samuel Gonçalves. Outra dupla Estados Unidos e Brasil será formada por Tomas Hornos e Mauricio Bueno
Bruno Prada reedita a dupla vitoriosa com o polonês Mateusz Kusznierewicz, que além do Mundial de Star 2019 venceu o tricampeonato da Bacardi Cup.
”São 100 anos da classe Star, é um evento histórico, nenhuma classe tem essa longevidade, é a mais tradicional das olimpíadas, todos os grandes nomes da vela passaram pela Star. Será bem emocionante”.
”Marblehead tem muita variação de vento, o importante é fazer boas regatas, manter uma média boa, quem for mais consistente vai acabar levando o campeonato, tem que se manter entre os cinco primeiros sempre”, contou Bruno Prada.
Alguns representantes brasileiros já estão chegando aqui em Marblehead, em Massachusetts, para treinamento. Antônio Moreira e Ubiratan Matos estão desde o dia 2 de setembro no Boston Yacht Club, que fica perto do Eastern Yacht Club..
A partir do dia 7 de setembro, os velejadores do Mundial de Star ficam no Eastern Yacht Club para as medições finais dos barcos e pesagem.
”No domingo conseguimos correr duas regatas de treino com os velejadores que chegaram antes. Foram cerca de 20 barcos, boa velocidade, acompanhamos bem a flotilha. Estamos trabalhando no barco, alguns ajustes de regulagem, deixar tudo em ordem até o início do campeonato. Pretendemos treinar mais uma vez antes de subir o barco e desmontar para fazer medição amanhã”, disse Antônio Moreira.
Antônio Moreira e Ubiratan Matos foram vice-campeões brasileiros de Star no mês de agosto. Os paulistas André Diomelli e Marco Lagoa conquistaram a tradicional competição da classe disputada no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
Duplas no 100º Mundial de Star
Antônio Carvalho Moreira e Ubiratan Matos
Fabiano Vivacqua Jr e Massimo Canali (ITA)
Jack Jennings (EUA) e Pedro Trouche
Joe Londrigan (EUA) e Arthur Lopes
Shane Zwingelberg (EUA) e Samuel Gonçalves
Mateusz Kusznierewicz (POL) e Bruno Prada
Tomas Hornos (EUA) e Mauricio Bueno
Brasileiros campeões mundiais de Star
2019 – Mateusz Kusznierewicz (POL) e Bruno Prada – Porto Cervo, Itália
2018 – Jorge Zarif e Guilherme de Almeida – Oxford, Estados Unidos
2016 – Augie Diaz (EUA) e Bruno Prada – Miami, Estados Unidos
2015 – Lars Grael e Samuel Goncalves – Buenos Aires, Argentina
2012 – Robert Scheidt e Bruno Prada – Hyères, França
2011 – Robert Scheidt e Bruno Prada – Perth, Austrália
2007 – Robert Scheidt e Bruno Prada – Cascais, Portugal
1990 – Torben Grael e Marcelo Ferreira – Cleveland, Estados Unidos
1989 – Alan Adler e Nelson Falcao – Porto Cervo, Itália
Foto: Caio Souza | On Board Sports