Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões representaram o eixo “Escola, Projetos Sociais e Comunidade”
As crianças da Escolinha de Triathlon Formando Campeões desfilaram pelas ruas de Maracanaú, nesta segunda-feira (5), diante da comunidade. O desfile integra a programação de comemoração da Semana da Pátria, e reuniu ainda alunos de outros projetos sociais, no bairro de Novo Oriente, representando o eixo “Escola, Projetos Sociais e Comunidade”.
Os triatletas mirins se juntaram às garotas da Escolinha de Futebol Menina Olímpica, com quem costumam treinar no campo de futebol do bairro. O desfile contou com a presença do Prefeito Roberto Pessoa, o vice-prefeito Neton Lacerda, o Secretário de Educação George Valentim e outros representantes do governo. As escolas e projetos sociais fizeram apresentações ligadas ao tema “Maracanaú, Cidade Educadora: Força, Coragem e Esperança”.
“O principal objetivo da Escolinha de Triathlon é formar cidadãos por meio do esporte. Faz parte desse desenvolvimento mostrar para as crianças a importância da Independência do Brasil, lembrar a nossa história e incentivar o pensamento cívico”, destacou o professor Rafael Costa, do núcleo Maracanaú da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Maracanaú, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará, apoio do Instituto Lucimário Caitano e do Centro Pedagógico Cecília Meireles. O projeto tem patrocínio de Vestas, Gerdau, Instituto Aço Cearense, Cerbras e iByte.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões