Projeto social usa o esporte como ferramenta social, física e educacional, com acompanhamento do desempenho escolar
Os triatletas mirins de Aracati chamam a atenção pelo nível de disciplina e organização. Em pouco mais de dois meses de atividades, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões já transformou a rotina de crianças e adolescentes da cidade. O projeto usa o esporte como ferramenta de desenvolvimento social. De quebra, vem revelando alguns talentos da modalidade.
A grande bandeira da Escolinha de Triathlon é a educação. O desempenho escolar é acompanhado de perto, com muita conversa entre treinador, crianças e familiares. O aperfeiçoamento das habilidades cognitivas se reflete também nas técnicas do nada, pedala e corre, com as crianças mostrando uma rápida evolução. Tanto que, neste mês de julho, os alunos já treinam para a sua segunda competição, focados em melhorar o desempenho.
“Temos vários alunos com potencial para seguir carreira promocional na modalidade. Por meio de um teste de resistência no nado, comprovamos a eficiência técnica de nossos pequenos atletas. Três deles obtiveram um destaque maior, chegando à marca de 750 metros de nado sem intervalo”, aponta o professor Maicon Oliveira, do núcleo Aracati da Escolinha de Triathlon.
O próximo desafio dos alunos de Aracati será a 4ª Corridinha e Duathlon Aquático Kids, em 6 de agosto em Fortaleza. A prova organizada pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará é voltada especialmente para as crianças, com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os pequenos.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Aracati, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aracati.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões