Projeto completou sete anos como referência na formação de crianças e adolescentes por meio da modalidade
O triathlon infantil em Curitiba terá um modelo pedagógico de desenvolvimento avançado, para impulsionar a modalidade no Paraná. Essa é uma das principais metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, a partir deste mês. O projeto completou sete anos no Colégio da Polícia Militar do Paraná, como referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte.
O novo modelo pedagógico contará com metas trimestrais que desafiarão os alunos na natação, ciclismo e corrida, de acordo com sua faixa etária. Para colocar o plano em prática, toda a equipe de professores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões passará por um curso de capacitação. O curso foi desenvolvido dentro do próprio projeto, e realizado pela primeira vez em 2021.
“Queremos dar um passo adiante no desenvolvimento das crianças dentro do triathlon, de acordo com sua idade e sem deixar de lado a inclusão. Estabelecer metas, não só de resultados mas de desempenho ao longo do treinamento, ajuda as crianças a prestarem mais atenção em detalhes da tarefa, aumenta a concentração, a motivação, o esforço e a persistência”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Também temos um grande objetivo para o final do ano, que é preparar os alunos para o Brasileiro Infantil de Triathlon, para que todos possam competir e completar a prova na sua distância.”
Escolinha de Triathlon por um mundo sustentável
Outra meta da Escolinha de Triathlon Formando Campeões para a nova temporada é fortalecer as ações sociais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. O projeto já colocou em prática vários dos 17 ODS que integram a Agenda 2030 da ONU. Entre elas, a criação de uma horta comunitária, para ensinar noções de agricultura sustentável às crianças, reutilização de água da chuva para a limpeza das bicicletas e ações constantes de conscientização sobre igualdade de gêneros.
“Vamos fortalecer o braço social da Escolinha, tornando a horta comunitária uma atividade fixa, e instituindo o hábito da leitura entre os alunos. Também queremos realizar ações voltadas para datas especiais de cada mês, para as crianças entenderem melhor as atividades existentes dentro da sociedade”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.
Trabalho em equipe para superar desafios
O encerramento da temporada 2021/2022 foi marcado por um desafio de triathlon para os alunos do CPM. O objetivo era avaliar a evolução das crianças ao longo do período e proporcionar um momento de confraternização entre elas e a equipe de professores.
“Todos completaram o circuito do triathlon, na distância estabelecida para cada faixa etária. O resultado foi muito positivo. A temporada 2021/2022 foi um desafio, porque estávamos voltando da pandemia, com os treinos retornando aos poucos. Precisamos estabelecer um protocolo de segurança, em 2021, e mudamos tudo novamente em janeiro deste ano, quando todas as atividades foram liberadas. Tivemos de criar um novo ciclo de treinos, para que as crianças conseguissem retomar o ritmo na natação, ciclismo e corrida”, avalia o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Fiquei muito satisfeito com a equipe de professores, porque tivemos que sair daquele modelo pragmático e tranquilo de fazer as atividades, nos unir e fazer um trabalho conjunto. Nós nos reinventamos!”
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Astra, Rede Condor, Thales, Enaex Brasil, Veneza e Golfleet.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões