A cidade que recebe a única parada da América do Sul, do terceiro maior evento do mundo a Regata The Ocean, está em festas pelos seus 162 anos de fundação. Um dos setores dos economia do mar, iniciada a quase dois séculos com a pesca artesanal e, mais tarde até competições de regata a remo – hoje é o principal centro náutico esportivo brasileiro
No que tange ao aspecto industrial náutico na produção de iates, barcos, veleiros são 29 empresas, imagine de cada 10 barcos construído no Brasil, 8 são produzidas na cidade.
Além do forte crescimento de estaleiros náutico, a cidade tem se voltada para esporte náutico, tudo a partir de 20210. Período em que a cidade portuária – virou a Capital da Vela na América do Sul, durante 25 dias com única parada do continente sul-americano da The Ocean Race.

UMA PROFECIA EM 2012
‘ESTA CIDADE SERÁ O GRANDE POLO NÁUTICO DO BRASIL”
Knut Frostrad, CEO da (Volvo) Ocean Race
Com o sucesso da regata volta ao mundo, a maior regata da França– a Transat Jacques Vabre, escolheu a cidade como seu porto final de uma regata cuja largada ocorre na francesa Le Havre .
Nesta linha de novos negócios do esporte náutico, veio o barco Itajai Sailing Team, que participa de regatas nacionais. A construção de uma Marina, no centro da cidade mudou o paisagismo central e abriga centenas de iates e veleiros. Tem uma Escola de Vela, Associação Náutica de Itajai.
Pois é, hoje a cidade não apenas será a única parada brasileira da regata volta ao mundo, como o Brasil volta ter um barco inscrito para a edição 2023, o SCBrasil Team, barco inscrito na categoria Imoca, ação de empreendedores catarinenses.

O Bolo de Aniversário
O Município iniciou sexta-feira (17) a produção do tradicional bolo de aniversário. Neste ano, serão distribuídas 12 mil fatias em cinco localidades da cidade: Itaipava, Cidade Nova, Portal I, Rio Bonito e Fazenda. A programação inicia neste domingo (19), no pátio do Museu Etno-Arqueológico da Itaipava, e segue até sábado (25).
O bolo de aniversário é preparado por uma equipe de 20 pessoas da Secretaria Municipal da Promoção da Cidadania. O tradicional recheio com ameixa, coco e doce de leite foi mantido nesta edição. Durante os eventos de distribuição do bolo, haverá também apresentações musicais e de alunos do programa Arte nos Bairros.
“O corte do bolo é uma tradição que não podia faltar neste ano, de retomada das festividades de aniversário de Itajaí. A distribuição das fatias aos cidadãos é uma forma de estarmos mais próximos da comunidade, comemorando essa data com todos que ajudam a construir a cidade diariamente”, enfatiza o secretário de Promoção da Cidadania, Leandro Luy Peixoto.
Agenda de distribuição do bolo de aniversário e as atrações musicais:
19/06 – Domingo – 17h
Bolo de aniversário Itaipava
Banda Cambaqui
Pátio do Museu Etno-Arqueológico, na avenida Itaipava, nº 3901
21/06 – Terça-feira – 18h
Bolo de aniversário Cidade Nova
Grupo Campeiraço
Rua João Ascendino Lamin, esquina com a rua Agílio Cunha, ao lado da Praça Antônio Afonso do Amaral
23/06 – Quinta-feira – 18h
Bolo de aniversário Portal I
Victor Praun e Banda
Rua Atílio Dalçóquio, entre as ruas Luiz Carlos Stringari e Antônio Notari
24/06 – Sexta-feira – 17h
Bolo de aniversário Rio Bonito
Banda Guess Rocks Quarteto
Rua Jair Norberto da Rocha, ao lado da Praça CEU
25/06 – Sábado – 17h
Bolo de aniversário Fazenda
Banda Red Back
Praça Genésio Miranda Lins, próximo a pista de skate, na avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio)