Itajai – Capital náutica brasileira em festa pelos seus 162 anos

0
37

A cidade que recebe  a única parada da América do Sul, do terceiro maior evento do mundo a Regata The Ocean, está em festas pelos seus  162 anos de fundação.  Um  dos setores dos economia do mar, iniciada a quase dois séculos com a  pesca artesanal e,  mais tarde até competições de regata a remo – hoje é  o principal centro náutico esportivo  brasileiro

No que tange ao aspecto industrial náutico  na  produção de iates, barcos, veleiros são 29 empresas, imagine de   cada 10  barcos construído no Brasil, 8 são produzidas  na cidade.

Além do forte crescimento  de estaleiros  náutico, a cidade tem se voltada para  esporte náutico, tudo a partir de 20210.  Período em que a cidade portuária – virou a  Capital da Vela  na América do Sul, durante 25 dias com  única parada do continente sul-americano da  The Ocean Race.

 

Knut Frosta – CEO da Volvo Ocean Race

 

UMA PROFECIA EM 2012

‘ESTA CIDADE SERÁ O GRANDE POLO NÁUTICO DO BRASIL”

Knut Frostrad, CEO da (Volvo) Ocean Race 

 

Com o sucesso da regata volta ao mundo, a maior regata da  França– a Transat Jacques Vabre, escolheu a cidade como seu porto final de uma regata cuja largada ocorre  na francesa Le Havre .

Nesta linha de novos negócios do esporte náutico, veio o barco Itajai Sailing Team, que participa de regatas nacionais. A construção de uma Marina, no centro da cidade mudou  o paisagismo central e abriga centenas de iates e veleiros. Tem uma Escola de Vela, Associação Náutica de Itajai.

Pois é,  hoje a cidade não apenas será a única parada brasileira da regata volta ao mundo, como o Brasil  volta ter   um barco inscrito para a edição 2023, o SCBrasil Team, barco inscrito na categoria  Imoca, ação de empreendedores catarinenses.

 

O Itajaí Sailing Team (IST), time embaixador de Itajaí e Santa Cataria na vela oceânica, disputa a Regata Marina Itajaí Marejada, em 12 de outubro, na categoria IRC./Adilson Pacheco/RN

 

O Bolo de Aniversário

O Município iniciou  sexta-feira (17) a produção do tradicional bolo de aniversário. Neste ano, serão distribuídas 12 mil fatias em cinco localidades da cidade: Itaipava, Cidade Nova, Portal I, Rio Bonito e Fazenda. A programação inicia neste domingo (19), no pátio do Museu Etno-Arqueológico da Itaipava, e segue até sábado (25).

O bolo de aniversário é preparado por uma equipe de 20 pessoas da Secretaria Municipal da Promoção da Cidadania. O tradicional recheio com ameixa, coco e doce de leite foi mantido nesta edição. Durante os eventos de distribuição do bolo, haverá também apresentações musicais e de alunos do programa Arte nos Bairros.

“O corte do bolo é uma tradição que não podia faltar neste ano, de retomada das festividades de aniversário de Itajaí. A distribuição das fatias aos cidadãos é uma forma de estarmos mais próximos da comunidade, comemorando essa data com todos que ajudam a construir a cidade diariamente”, enfatiza o secretário de Promoção da Cidadania, Leandro Luy Peixoto.

Agenda de distribuição do bolo de aniversário e as atrações musicais:

19/06 – Domingo – 17h

Bolo de aniversário Itaipava

Banda Cambaqui

Pátio do Museu Etno-Arqueológico, na avenida Itaipava, nº 3901

 

21/06 – Terça-feira – 18h

Bolo de aniversário Cidade Nova

Grupo Campeiraço

Rua João Ascendino Lamin, esquina com a rua Agílio Cunha, ao lado da Praça Antônio Afonso do Amaral

 

23/06 – Quinta-feira – 18h

Bolo de aniversário Portal I

Victor Praun e Banda

Rua Atílio Dalçóquio, entre as ruas Luiz Carlos Stringari e Antônio Notari

 

24/06 – Sexta-feira – 17h

Bolo de aniversário Rio Bonito

Banda Guess Rocks Quarteto

Rua Jair Norberto da Rocha, ao lado da Praça CEU

 

25/06 – Sábado – 17h

Bolo de aniversário Fazenda

Banda Red Back

Praça Genésio Miranda Lins, próximo a pista de skate, na avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio)