Vice-líder do ranking nacional da natação paralímpica de olho no Parapan

0
284

Vinícius Guarienti iniciou temporada 2022 com bons resultados em competições nacionais

 

Vice-líder do ranking brasileiro da natação paralímpica nos 100m borboleta e terceiro nos 100m costas, Vinícius Guarienti já projeta voos mais altos. O atleta quer garantir bons resultados e carimbar sua passagem para os Jogos Parapan-Americanos de 2023.

Vinícius iniciou esta temporada com mais um pódio. O paranaense ficou com a medalha de prata nos 100m borboleta na classe S9 da Segunda Fase Nacional do do Circuito Loterias Caixa, em 10 de abril. Na sequência, ficou com o quarto lugar nos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro de natação paralímpica, competição que reuniu 248 atletas, com direito a recorde mundial, entre os dias 11 e 14 deste mês. Os dois eventos foram realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

“Meu objetivo nesta temporada é me manter entre os três melhores do Brasil no ranking nacional dos 100m borboleta e 100m costas, e me credenciar para a disputa do Parapan, em 2023”, Destacou Vinícius Guarienti. “Durante o segundo semestre de 2021 e este primeiro semestre de 2022, realizei treinos intensos, sempre focando em boas colocações nas competições nacionais, com tempos competitivos para estar entre os melhores.”

O atleta paranaense treina diariamente, numa rotina que inclui 2 horas de trabalho na água e 1 hora de atividades complementares, como academia, fisioterapia e pilates. Vinícius conta com uma estrutura completa na Academia Be Happy, com piscina de 25 metros e academia 100% acessível, além de uma equipe multidisciplinar, com treinador, preparador físico e fisioterapeuta.

 

Sobre o atleta

Vinicius Bernardi Guarienti, 26 anos, iniciou sua trajetória na natação em Francisco Beltrão, Paraná, aos 5 anos, por recomendação médica, por apresentar uma deficiência congênita na perna esquerda. Estreou em competições nacionais em 2010, nas Paralimpíadas Escolares, e em 2013 conquistou cinco medalhas de prata no Panamericano de Jovens, pela Seleção Brasileira de Jovens. Atualmente, é o vice-líder do ranking nacional nos 100m borboleta e o terceiro nos 100m costas, na classe S9.

O atleta é patrocinado pelo Ebanx e Unimed Francisco Beltrão, via Lei de Incentivo ao Esporte. Também conta com o apoio do Geração Olímpica e Paralímpica do estado do Paraná, a academia Be Happy e o Clube Thalia. Vinícius também é advogado, pós-graduado em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Penal e Processo Penal pela LEGALE.