O veleiro soto 40 Itajaí Sailing Team repete a estratégia adotada na edição passada e disputa novamente a regata da Associação Náutica de Itajaí (ANI) com um time formado por apenas velejadores itajaienses. Com isso, informa o coordenador do projeto Alexandre Santos, busca mostrar o potencial da vela oceânica que o município tem, além de integrar a tripulação efetiva do barco a novos talentos que surgem a cada ano.
“Podemos seguramente dizer que a ANI surgiu como um importante estimulo e impulso para a retomada da atividade náutica em Itajaí. Seus projetos e programas são grandes estímulos para a prática e difusão da vela e atividades correlatas”, destaca Alexandre. O coordenador do projeto Itajaí Sailing Team também cumprimenta a associação pelos seus 20 anos de atuação e comemora a integração entre as duas entidades.
A Regata ANI está programada para o sábado, 30 de abril. Integrarão a tripulação do veleiro Soto 40 do Itajaí Sailing Team os velejadores Alexandre de Souza Filho, Alexandre Kobarg, Fernando Ropelato, Brenda Furlin, Fabiano Vitorino, Denison Roberto da Silva, Ana Caroline da Silva, João Felipe Rosa do Amaral, Leandro José da Silva e Bárbara (Babi) Furlin, como velejadora mirim. O comandante do IST nesta regata será o navegador Gastão Furlin.
A largada está para as 13h e pode seguir sentido Laranjeiras, em Balneário Camboriú; ou sentido praia de São Miguel, em Penha; dependendo do vento no dia da regata. Serão três classes, Bico de Proa 1 (até 25 pés); Bico de Proa 2 (maiores de 25 pés e menores que 33 pés) e Bico de Proa 3 (acima de 33 pés).
A prova terá dois percursos. O primeiro, voltado aos barcos de oceano e dividido em três classes, terá largada em frente à praia de cabeçudas. E o segundo composto pela classe de monotipo Ibis Shellbeck, construídos a partir do curso de construção naval da ANI. A raia dos mototipos será feita em frente à sede da associação, na Avenida Beira Rio.
O time itajaiense de vela é patrocinado pela Multilog, Brasfrigo, Terminal Braskarne, Terminal Barra do Rio e Conexão Marítima. Tem o apoio da Marina Itajaí, Bob Multisports, Lechler do Brasil e Molin do Brasil.