Estreia em competições motiva alunos da Escolinha de Triathlon em Campinas

0
236

Experiência em situações de prova faz parte do treinamento do projeto, adaptado para cada faixa etária

 

Os triatletas mirins de Campinas se preparam para suas primeiras competições oficiais na modalidade. A estreia será em 15 de maio, na etapa de Paulínia da Copa Interior. O objetivo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é aproveitar o calendário de provas estaduais para proporcionar mais experiência aos alunos e reforçar lições valiosas como dedicação, concentração e trabalho em equipe.

A chance de disputar competições também reflete a evolução do trabalho de pouco mais de um ano da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Campinas. O projeto já ajudou a revelar crianças com talento na modalidade e muita vontade de se desafiar no esporte. É o caso das amigas Natália Monteiro de Souza e Rebeca Alessandra Leite de Oliveira, de 13 e 14 anos, respectivamente.

“As duas evoluíram absurdamente na natação. Também estão correndo bastante, já disputaram corridas de rua de 5 quilômetros. E agora querem fazer provas de triathlon. É impressionante a vontade que elas têm de competir”, conta o professor Luiz Henrique Vidal, do núcleo de Campinas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “O melhor é que as duas não competem entre si. Elas se ajudam. A turma delas é a que mais criou vínculos de amizade.”

Foi na Escolinha de Triathlon Formando Campeões que Rebeca descobriu o gosto pelo esporte, de acordo com a mãe, Marta Alessandra de Souza Leite. “Até estávamos lembrando esses dias como foi a evolução dela. Antes a Rebeca vivia cansada, agora tem uma disposição maior. Gosta de correr algo que não fazia, anda de bicicleta com naturalidade. E não perde uma aula”, conta Marta.

Já Natália herdou dos pais a paixão pelo esporte. Antes do triathlon, fez balé, jazz, ginástica artística e ginástica rítmica. “A dinâmica dos professores ajuda muito os alunos a terem cada vez mais vontade de praticar o esporte. E a Natália está bem empolgada para a sua primeira competição. Vai até participar do simulado da prova neste final de semana, em Paulínia”, diz a mãe, Fabiana Helena Monteiro. “Na Escolinha, o triathlon é ensinado de acordo com a idade das crianças, de uma forma que não faz com que elas enjoem, desistam, nem tentem ser super atletas. É tudo a seu tempo.”

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões