Durante visita ao maior salão náutico da América Latina, autoridades destacam a relevância do evento no fomento ao setor
Apresentando muitas novidades, experiências e tendências, a 23ª edição do Rio Boat Show reuniu autoridades na tarde desta quinta-feira, dia 7 de abril, o que reafirma a importância do setor náutico para o país. O recém empossado Ministro do Turismo, Carlos Brito, esteve na Marina da Glória para conhecer de perto toda a estrutura do evento.
Acompanhado pelo presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e do secretário adjunto do Ministério do Turismo, José Medeiros, o Zezeco, o Ministro foi recebido por Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. A comitiva pode percorrer todo o evento e conversar de perto com os expositores do Boat Show, conferindo também as novidades da feira, e principalmente o estande da pasta. Com o objetivo de fomentar o turismo náutico brasileiro, e os incentivos do Governo Federal ao setor, o Ministério do Turismo ocupa um espaço de 700m² na feira. “O Ministério do Turismo vem apoiando o setor náutico, que durante a pandemia cresceu mais de 20% e tem um enorme potencial. Implementamos políticas públicas, que tem possibilitado essa expansão e apoiam o setor que é fonte direta de geração de empregos e renda”, disse o Ministro.
Percebido pelo ramo como uma grande conquista, recentemente foi promulgada a lei que reconhece o ofício de condutor de turismo náutico como profissão pelo Ministério do Trabalho. O secretário adjunto do Ministério do Turismo, José Medeiros, o Zezeco, defende a medida e destaca o mapeamento dos trabalhadores da categoria como fonte de informação para geração de políticas públicas. “Identificamos produtores e mapeamos as classes trabalhadoras. Com isso, hoje sabemos, por exemplo, que no Rio de Janeiro são cerca de 15 mil profissionais do turismo náutico. Reconhecemos a categoria oferecendo capacitação para esses profissionais, que passaram a ter registro e formação, melhorando a qualidade dos serviços e as condições de trabalho e geração de renda”, atesta.
Realizado pelo Grupo Náutica, o Rio Boat Show, maior salão náutico outdoor da América Latina acontece entre os dias 3 e 10 de abril e espera receber 35 mil visitantes e movimentar R$220 milhões em negócios durante evento na Marina da Glória.