Nova Zelândia – Equipe da Emirates lança barco movido a hidrogênio

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Equipe da Emirates

A Equipe Emirates nova zelândia lançou seu protótipo de barco de movido a hidrogênio em Auckland, com a equipe da Emirates Team New Zealand Andrea Joy batizando seu “Chase Zero” na frente da equipe mais ampla.

Chase Zero é o primeiro barco a ser lançado neste ciclo da Copa América, e espera-se que estabeleça as bases de uma mudança sísmica para um futuro mais limpo e sustentável no powerboating em todo o mundo.

“Espero que possamos olhar para trás hoje como o início de uma revolução de lanchas de hidrogênio”, disse Sir Stephen Tindall – embaixador de sustentabilidade da ETNZ e apoiador do projeto, antes que o barco fosse arrastado para a água pela primeira vez.

Após a inovação bem sucedida do monocasco de frustração AC75 e a subsequente defesa da 36ª Copa América, o CEO da Emirates Team New Zealand, Grant Dalton, disse: “E agora? Como podemos continuar ultrapassando os limites da inovação e da tecnologia utilizando as pessoas e a tecnologia disponíveis na ETNZ?”

 

Com a classe AC75 já fechada para a próxima Copa América e com um contínuo impulso para um futuro mais sustentável, o foco rapidamente mudou para os barcos de perseguição na água. Durante a medição das emissões de carbono das equipes na última campanha para se tornarem certificadas por carbonzero, era óbvio que os barcos de perseguição eram um contribuinte considerável para as emissões globais.

E assim, nasceu a fixação em barcos de perseguição movidos a hidrogênio. A consulta inicial recebida sugeriu que este não era o projeto de 12 meses que a equipe procurava.

“Basicamente nos disseram algo tão audacioso quanto o Chase Zero levaria de 3,5 a 4 anos, mas isso efetivamente nos levou pouco mais de 9 meses”, disse o gerente do projeto Geoff Senior.

“Nós certamente não esperávamos estar trabalhando tão atentamente logo após o AC36. Mas acho que isso faz parte da nossa cultura e como trabalhamos melhor no Emirates Team New Zealand, então é muito emocionante chegar a esta fase, um grande marco para a equipe.

Foi um grande esforço para construir o barco em nossa instalação de construção e, em seguida, tem sido um esforço maciço da equipe de ajuste aqui na base, apenas obter todos esses componentes de powertrain dentro e todos os respectivos pedaços de hardware.

Acho que não percebemos o quão significativo é. Acho que não há quase nenhum outro barco como este por aí. Os próximos barcos como este ainda estão muito longe, então acho que uma vez na água e correndo, vamos perceber o quão importante é no cenário mundial.”

Reconhecidamente projetos como este não acontecem apenas, Chase Zero, que vai cruzar a 35 nós com uma velocidade máxima acima de 50 nós, é o culminar da entrada coletiva da equipe e vários parceiros vitais.


Equipe da Emirates

Richard Meacham, que se dirigiu à equipe e aos parceiros no lançamento, disse: “Não são apenas as pessoas desta equipe, mas os parceiros e as relações que temos que nos permitem fazer o que fazemos. E quando o conceito louco e o plano foram sugeridos a alguns de nossos parceiros aqui hoje, eles não recuaram. Houve um acordo de que se algo não é difícil, então não vale a pena fazer. Toyota, Gurit Composites, Global Bus, entre outros, contribuíram maciçamente para a Chase Zero à sua maneira.”

A Toyota, parceira da Emirates Team New Zealand há mais de 30 anos, teve um papel significativo na facilitação da aquisição das duas importantes células de combustível.

Neeraj Lala, CEO da Toyota NZ, disse: “Estamos apoiando nossos parceiros de longo prazo, a Equipe Emirates da Nova Zelândia, fornecendo-lhes o sistema de células de combustível de hidrogênio como uma maneira de investigar as diferentes aplicações desta tecnologia neutra em carbono. Conseguimos da Toyota Motor Corp. duas unidades protótipos para o teste ETNZ que ainda estavam em fase de pré-produção.

“Estamos entusiasmados em ver o barco ir para a água como uma demonstração das capacidades da tecnologia de hidrogênio da Toyota. A Toyota está focada em ajudar a avançar a tecnologia de hidrogênio e seu desenvolvimento na Nova Zelândia por meio de parcerias comerciais, como o barco de perseguição de células de combustível ETNZ, sob nossa bandeira Toyota Hydrogen Projects.”

Chase Zero agora passará por uma extensa fase de comissionamento e testes no cais durante a próxima semana, testando e executando os sistemas protótipos antes de ser libertado no porto de Waitematā nas próximas semanas.