Foi realizada uma cúpula de alto nível em Seychelles, que contou com chefes de Estado, ministros e defensores do oceano para ajudar a pressionar por novas e melhoradas políticas para resolver algumas das questões mais urgentes que nosso planeta azul enfrenta.
O Summit é organizado pela The Ocean Race, o evento de equipe mais difícil do mundo do esporte e líder no setor de sustentabilidade, e pela 11ª Hour Racing, uma organização internacional que mobiliza as comunidades de vela, marítima e costeira com uma abordagem inovadora para inspirar soluções para o oceano. Realizada em colaboração com a Fundação Danny Faure e organizada pela República de Seychelles, a Ocean Race Summit Seychelles abordará a falta de governança e proteção de nossos mares, o impacto das mudanças climáticas e discutirá se os direitos devem ser concedidos ao oceano.
A Cúpula contou com vozes líderes das Seychelles e diferentes perspectivas globais, com especialistas do governo, ciência, indústria, ONGs e vela. Os alto-falantes confirmados incluem:
- Wavel Ramkalawan, Presidente da República de Seychelles, que revelará o que seu país está fazendo para proteger o oceano e suas visões sobre os direitos dos oceanos.
- Mia Amor Mottley, primeira-ministra de Barbados, que falará sobre a importância das mulheres em papéis de liderança e conservação dos oceanos e refletirá sobre os direitos dos oceanos.
- Danny Faure, ex-presidente da Seychelles, fundador da Fundação Danny Faure, que compartilhará sua experiência em uma nação liderando o caminho na ação oceânica e a importância de criar um mundo equitativo para as pessoas e o planeta.
- Abraão Vicente, ministro do Mar da República de Cabo Verde, que compartilhará os ambiciosos planos de economia azul do país, apoio aos direitos dos oceanos e esforços para combater a poluição plástica.
- Patricia Scotland, Secretária Geral da Comunidade, que falará sobre como os países da Comunidade estão liderando o caminho na proteção do oceano, a importância da colaboração e o papel vital das mulheres líderes neste espaço.
- O embaixador Peter Thomson, enviado especial das Nações Unidas para o oceano, que falará sobre os compromissos urgentes necessários para garantir a proteção e a restauração do oceano. O Embaixador Thomson também trará consigo o Bastão da Natureza, símbolo do Relay4Nature para destacar a conexão inseparável dos problemas que afetam o planeta e as soluções colaborativas necessárias.
- Abby Ehler, navegadora oceânica, fundadora e diretora do Projeto Magenta, compartilhará aprendizados do mundo da vela que podem ser aplicados à conservação dos oceanos e apresentarão seu trabalho para criar oportunidades e caminhos para as mulheres na vela.
- Kristina Gjerde, membro do conselho consultivo do Schmidt Ocean Institute e conselheira offshore sênior do Programa Global Marinho e Polar da IUCN, que falará sobre o emocionante trabalho de exploração do Instituto Oceano Schmidt e como dar voz ao oceano pode ajudar a aumentar sua proteção.

Wavel Ramkalawan, Presidente da República de Seychelles
O Summit destacará a liderança feminina e seu importante papel na conservação dos oceanos. Ela se passa nas Seychelles para refletir o papel vital que as nações insulares podem desempenhar na vanguarda da crise climática na condução da conscientização e ação. A Ocean Race organiza cúpulas em diferentes locais ao redor do mundo para garantir que as soluções e inovações locais mais eficazes de todo o mundo sejam compartilhadas.
O evento faz parte de uma série de 12 Summits, que foi desenvolvida em colaboração com a 11th Hour Racing, patrocinadora do título da The Ocean Race e patrocinadora fundadora do programa de sustentabilidade Racing with Purpose. A série explora a ideia de conceder direitos aos oceanos para criar um esforço global coletivo para proteger os mares. Esse conceito só pode ser realizado se os direitos dos oceanos forem aceitos em escala global, por isso a The Ocean Race está trabalhando para reunir apoio e impulso com os principais líderes de opinião e defensores dos oceanos. Por meio de uma ação colaborativa, a The Ocean Race está caminhando para o ambicioso objetivo de pressionar por uma Declaração Universal dos Direitos do Oceano.
Richard Brisius, presidente da The Ocean Race, disse: “Acreditamos que o esporte fornece a plataforma e o alcance necessários para causar um impacto positivo no planeta. Através de nossas Cúpulas, estamos reunindo uma ampla gama de líderes oceânicos, especialistas e defensores, que compartilham o objetivo comum de protegê-la. Isso oferece uma oportunidade única para desenvolver e avançar os direitos dos oceanos.”
“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com as Seychelles. Como um país que está sentindo o impacto negativo do declínio do nosso mundo natural, representa a situação em que as nações insulares em todo o planeta se encontram. Ao mesmo tempo, as Seychelles estão avançando aos trancos e barrancos para proteger o maior habitat do mundo: nosso oceano.”

O Ocean Race Summit Seychelles, que será apresentado pelo conhecido apresentador de TV e comunicador científico Danni Washington, se concentrará em encontrar soluções e mostrar exemplos inspiradores de como o país tem procurado enfrentar ameaças ao mundo marinho.
Danny Faure, ex-presidente de Seychelles e fundador da Fundação Danny Faure, disse: “Estamos correndo contra o tempo para garantir que os mecanismos certos estejam em vigor para garantir a saúde do coração azul pulsante do nosso planeta: o oceano. Sem um oceano saudável, nossa existência será um desafio. A proteção e conservação do oceano é imperativa para a luta da humanidade pela sobrevivência. A Fundação Danny Faure tem o privilégio de fazer parceria com a The Ocean Race e o governo de Seychelles para pressionar por uma tão necessária lei de direitos oceânicos para garantir um planeta mais equitativo, sustentável e saudável para as próximas gerações.”
Ulysse Nardin, o pioneiro relojoeiro suíço que tem fortes laços com o mundo marítimo, é o “Time to Act Partner” das Cúpulas da Corrida Oceânica. A série começou como um evento autônomo durante a edição 2014-15 da regata e se tornou um dos elementos mais importantes do programa de sustentabilidade da Ocean Race. A frequência das Cúpulas, que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS 14), aumentou para destacar que não há tempo a perder para enfrentar as ameaças ao nosso planeta azul.