Respeito e segurança para as meninas é destaque na Escolinha de Triathlon em Campinas

0
282

Ação especial realizada durante o mês de março, teve roda de conversa para conscientizar os garotos sobre o tratamento às colegas e treino e mulheres em geral

 

No mês dedicado às mulheres, os triatletas mirins de Campinas tiveram uma aula diferente da rotina do nada, pedala e corre. Numa roda de conversa com os professores, os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões aprenderam mais sobre o respeito às meninas. E também discutiram maneiras de tornar o treino mais seguro para elas, principalmente durante o pedal e a corrida nas ruas.

A ação foi alinhada com o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que aponta para a busca pela igualdade de gêneros. Faz parte desse objetivo o combate de todas as formas de assédio e violência contra as mulheres. No total, 17 ODS integram a Agenda 2030 da ONU, voltada para a redução das desigualdades no mundo.

“A conversa funcionou muito bem. O mais surpreendente foi a consciência dos meninos em não mexer com as meninas. E já está virando algo natural, as meninas saírem para pedalar e correr com parceiras e até com parceiros. Porque alguns dos meninos também já entenderam a importância delas estarem em grupo”, explicou o professor Luiz Henrique Vidal, do núcleo de Campinas da Escolinha de Triathlon. “Se educarmos nossas crianças desde cedo, a vida das mulheres ficará mais fácil no futuro.”

Na Escolinha de Triathlon, o ODS 5 da ONU já foi alcançado também com a igualdade de oportunidades. A equipe técnica tem o mesmo número de professores e professoras. Entre os alunos, metade das vagas são reservadas às meninas.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões