Porto Alegre (RS) -Projeto Desvendar Canoagem chega a Guaíba

0
436
Divulgação

Atividades da iniciativa, realizada pelo Instituto Incentivar e que deve atender cerca de 240 jovens, começaram em fevereiro

Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover esporte e sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva, desembarcou no primeiro município para iniciar suas atividades: Guaíba no Rio Grande do Sul.

A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da CMPC, começou junto com o ano letivo, terá duração de nove meses e reúne, em um primeiro momento, aproximadamente 240 alunos, com idade entre 10 e 18 anos, da Escola Municipal Darcy Berbigier, que fica próxima à margem do lago Guaíba e ao lado da fábrica de celulose da CMPC. O objetivo é aumentar a abrangência para quatro escolas durante o período do projeto.

Dentre as inúmeras atividades paralelas à prática da canoagem, destaca-se o recolhimento de materiais recicláveis da orla do lago Guaíba, principalmente garrafas pets, aplicando os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental para que, no final, os alunos produzam o próprio caiaque, ou prancha, pelo qual vão aprender as técnicas da canoagem. Os estudantes também receberão apostila, camiseta e boné. No dia 5 de março (sábado), foi feita a primeira coleta ambiental, no centro da cidade, na qual foram recolhidos 10 sacos de 100 litros de material reciclável.

O Desvendar

A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

“A grande importância da educação ambiental, por meio do esporte, é contribuir para a formação consciente do seu papel na preservação do meio ambiente e nos tornarmos aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O esporte fortalece o corpo e a saúde. Praticar atividades e adquirir conhecimento ambiental fortalecem o bem-estar mental, e esse contato do esporte com a natureza traz a paz como consequência”, afirma Hans Mallmann, presidente do Clube de Canoagem GAC e Gerente do Projeto Desvendar Canoagem Guaíba.

Desvendar Canoagem

O Projeto Desvendar Canoagem é realizado pelo Instituto Incentivar, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, com patrocínio da CMPC.

CMPC

A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 1,9 milhão de toneladas de celulose — matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% dos resíduos sólidos do processo industrial em 15 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 19 mil colaboradores em 46 unidades industriais de oito países da América Latina. Outras informações estão no site.