Projeto investe em exercícios educativos no início da temporada, para melhorar aspectos técnicos das modalidades
Fevereiro é mês de volta às aulas na escola e ajustes nos treinos de triathlon, para a criançada de Caucaia, no Ceará. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, o foco são exercícios educativos de natação, modalidade mais desafiadora para os alunos, e corrida.
As aulas de natação trabalham técnicas do nado crawl, o estilo usado no triathlon, e o controle da respiração. O objetivo é dar mais segurança aos alunos, fazer com que se sintam bem na piscina. Mais do que a técnica, o importante é aumentar o condicionamento físico e a resistência.
Na corrida, a preocupação é aprimorar os gestos motores, a maneira correta de se movimentar, para que os alunos ganhem segurança e eficiência. O trabalho na Escolinha de Triathlon é feito de forma progressiva e lúdica, combinando brincadeiras e aprimoramento técnico.
“Aqui em Caucaia os treinos estão a todo vapor! Estamos trabalhando os exercícios educativos, e com isso teremos uma natação e uma corrida mais rápidas e eficazes. Queremos que os alunos estejam preparados tanto fisicamente como psicologicamente para qualquer desafio”, destaca a professora Isabelle Ribeiro, do núcleo Caucaia.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões