ABB Formula E abre oitava temporada na Arábia Saudita

0
314

Competição terá novos pilotos, equipes mais fortes para desafiar os atuais campeões Nyck de Vries e o novo time Formula E Mercedes-EQ

As duas corridas serão em Diriyah no período da noite, as únicas provas noturnas na 8ª temporada

Novo formato de qualificação estreia com duelos direto entre pilotos

O Campeonato Mundial ABB FIA Fomula E retorna nesta sexta (28) e sábado (29)com as duas rodadas de abertura da 8ª temporada.

As provas serão realizadas à noite em uma das pistas tecnicamente mais desafiadoras da série, ao redor das paredes do Patrimônio Mundial da UNESCO em Diriyah, na Arábia Saudita.

Os fãs voltarão às arquibancadas e milhões de pessoas estarão sintonizadas ao vivo em todo o mundo para ver o line-up de 11 equipes e 22 pilotos de classe mundial se lançarem na corrida pelo título do Campeonato Mundial da FIA, que terá este ano o maior calendário de todos os tempos com 16 corridas.

Mercedes-EQ atrás da corrida dupla

Os atuais campeões mundiais Nyck de Vries (Holanda) e o time da Mercedes-EQ irão defender seu campeonato mundial.

Enquanto seus rivais mais próximos da temporada passada seguem com as formações inalteradas, nesta temporada três novos pilotos assumem um assento no grid de Formula E mais competitivo até o momento, incluindo o acréscimo do ex-piloto de Formula 1, o italiano Antonio Giovinazzi.

O neozelandês Mitch Evans e o britânico Sam Bird estão de volta com a Jaguar TCS Racing, enquanto a DS TECHEETAH confirmou que o francês bicampeão Jean-Eric Vergne mais uma vez se alinha com o vencedor da 6ª temporada, o português Antonio Felix da Costa.

A Envision Racing buscará construir uma temporada positiva, com o alemão Robin Frijns, quinto lugar na classificação da última temporada e o kiwi Nick Cassidy, que não é mais apenas o novato, mas um sério candidato ao título.

Depois de uma campanha inaugural atribulada, o inglês Jake Dennis, da Avalanche Andretti, está de volta e é acompanhado pelo único piloto norte-americano no grid, o campeão da Indy Lights de 2019, Oliver Askew.

A ROKiT Venturi Racing entra em uma nova campanha cheia de otimismo com o vice-campeão do ano passado, o suíço Edoardo Mortara, acompanhado pelo campeão de 2016/17 o brasileiro Lucas di Grassi.

A formação totalmente alemã da TAG Heuer Porsche Formula E Team permanece com Pascal Wehrlein e Andre Lotterer que vão novamente em busca da primeira vitória da Porsche no automobilismo totalmente elétrico, enquanto o britânico Oliver Rowland se junta ao compatriota Alexander Sims na Mahindra Racing.

O alemão Maximilian Guenther faz a mudança para a Nissan e.dams, ao lado do campeão de 2015/16 o suíço Sebastien Buemi, enquanto a DRAGON / PENSKE AUTOSPORT comprou Antonio Giovinazzi recém-saído da Formula 1, com o italiano se juntando ao brasileiro Sergio Sette Câmara.

Na NIO 333, o britânico Oliver Turvey é acompanhado por vários vencedores do Grande Prêmio de Macau e atual líder do Campeonato de Formula 2 da FIA, Dan Ticktum, também do Reino Unido.

Regulamentos revisados

A partir da 8ª temporada, as corridas de Formula E agora podem ter um tempo adicional de até 10 minutos quando incidentes causarem neutralizações de Safety Car ou Full Course Yellow durante a corrida de 45 minutos mais uma volta.

Os carros Gen2 da Formula E também serão os mais rápidos que já estiveram nesta temporada.

Os pilotos poderão aproveitar 220kW de potência na 8ª temporada, um aumento de 200kW da 7ª temporada, durante as corridas. A potência durante o ATTACK MODE também aumentará para 250kW de 235kW.

O novo formato de qualificação da Formula E, com grupos e duelos de diretos, é inédito no automobilismo mundial e estreará em Diriyah, oferecendo um desafio completamente novo para pilotos e equipes.

Grid duplo no escuro

A Formula E inovou com suas primeiras corridas noturnas, trabalhando em estreita colaboração com o Ministério do Esporte local para transformar o sonho de uma corrida noturna sustentável em realidade em um circuito adaptado em Riyadh Street.

O circuito rápido e fluente de 2,49 km, ladeando o impressionante Patrimônio Mundial da UNESCO At-Turaif, será mais uma vez iluminado pela mais recente tecnologia LED de baixa potência.

Elas reduzem o consumo de energia em até 50% em comparação com as unidades sem LED e são alimentados por geradores de biocombustível de origem sustentável.

Da última vez, o atual Campeão do Mundo Nyck de Vries (Mercedes-EQ) estabeleceu os melhores tempos nos Treinos Livres 1 e 2, Julius Baer foi Pole Position e conseguiu a vitória na primeira corrida – o primeiro do holandês na Formula E e Sam Bird (Jaguar TCS Racing) venceu a segunda corrida na sua estreia pela Jaguar.

Sobre a Formula E e o Campeonato Mundial de Formula E da ABB FIA

Como o principal Campeonato Mundial FIA totalmente elétrico do mundo e o único certificado esportivo líquido zero carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais emblemáticas do mundo, fornecendo uma plataforma de automobilismo de elite para o mundo com fabricantes de automóveis líderes para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Formula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Sobre a ABB

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar o software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e movimento, a ABB expande os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com