Confira fatos de LaLiga que fazem “aniversário” nesta semana

0
322
Los jugadores del DEPORTIVO en celebracion. Deportivo A CoruÒa - Espanyol / Liga 99-2000, ultima jornada. Estadio Riazor, A CoruÒa. 19-05-2000. DEPORTIVO players in celebration. Deportivo A Coruna - Espanyol / League 99-2000, last day. Riazor stadium, A Coruna. 19-05-2000.

Havia expectativa de uma batalha acirrada no estádio Abanca Riazor em 24 de janeiro de 1999, com o RC Deportivo recebendo o Real Madrid, detentor da Liga dos Campeões. Não foi assim.

O Depor vencia por 1 a 0 aos 10 minutos, quando o meio-campista Fran fez um gol de falta contra o goleiro Bodo Illgner. O Real Madrid tentou reagir, mas Davor Suker perdeu a chance de empatar e tomou o 2 a 0 quando Flavio e Pauleta combinaram na área dos visitantes, e o atacante argentino Turu Flores finalizou as redes. O atacante português Pauleta fez 3-0 antes do intervalo, para grande alegria nas arquibancadas de Riazor. Flores fez quatro logo após o intervalo, com a defesa do Real já decidida que não seria o seu dia.

Foi um dos jogos mais gloriosos da era de ouro da equipe galega – com as coisas ficando ainda mais emocionantes na temporada seguinte, quando o ‘Super-Depor’ abriu caminho para o primeiro troféu da LaLiga do clube.
26 de janeiro: O goleiro do Betis, Toni Prats, marca um gol de falta! (2000)

Os goleiros marcam de vez em quando – talvez quando o vento forte puxa a bola para frente ou depois de avançar para um lance de bola parada com seu time atrás e o tempo quase acabando. Mas o ex-goleiro do Real Betis, Toni Prats, tinha uma habilidade muito mais especial.

Faltavam seis minutos no Estádio Santiago Bernabeu em 26 de janeiro de 2000, com o placar em 2 a 0 para o time da casa, quando o Betis recebeu uma cobrança de falta na entrada da área de Madrid. Prats subiu a passos largos para atirar a bola através da barreira defensiva e colocou do lado oposto de Iker Casillas para a rede. Ninguém ficou tão surpreso na época, já que Prats também marcou para o Bétis na vitória por 2 a 1 da LaLiga sobre o Atlético de Madrid em outubro anterior, quando sua cobrança de falta desviou da barreira e deixou o goleiro do Atlético, José Molina, de pé.
27 de janeiro: Messi faz ‘poker’ contra o CA Osasuna (2013)

Apenas 11 minutos eram jogados no Camp Nou em 27 de janeiro de 2013, quando Lionel Messi enganou o goleiro do CA Osasuna, Andrés Fernandez, com um movimento de quadril antes de abrir o placar. Messi, em seguida, marcou de pênalti e, com menos de uma hora, passou por Fernandez novamente para completar seu próprio hat-trick e colocar o Barça na frente por 4 a 1. Isso igualou a tríplice coroa que seu rival pessoal, Cristiano Ronaldo, marcou aos dez minutos do segundo tempo na vitória do Real Madrid na LaLiga sobre o Getafe CF no mesmo dia. Assim, Messi continuou, e um ‘poker’ de quatro gols foi completado no final, quando ele tocou para a casa um cruzamento do lateral brasileiro Adriano Correia. Tanto Messi quanto Ronaldo estavam se aquecendo muito bem para um ElClasico que aconteceria no final da mesma semana pela Copa del Rey.
30 de janeiro: assistência audaciosa de Guti (2010)

Todos no estádio do RC Deportivo, Abanca Riazor, em 30 de janeiro de 2010, tinham certeza do que aconteceria quando um passe do meia do Real Madrid, Kaká, deixou seu companheiro de equipe Guti longe do goleiro do Depor, Dani Aranzubia, com uma grande chance de fazer o 2 -0. Todos, exceto o próprio Guti, que prontamente se recusou a chutar, mas, em vez disso, acertou a bola no caminho de Karim Benzema, que vinha atrás e tinha a simples tarefa de rebater a bola para o gol vazio. O Real Madrid venceu o jogo por 3 a 1, com Benzema marcando novamente, mas o que todos lembram foi o personagem mercurial Guti, fornecendo provavelmente a assistência mais famosa e audaciosa da história da LaLiga.
Não é só Futebol. É LaLiga.

 

 

 

LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.