Um evento emocionante marcou a abertura da Surdolimpíada Nacional 2021, realizada na manhã deste sábado, dia 4 de dezembro. Realizado pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS), o evento marcou o início da 3ª edição da competição, que é uma forma de preparar e selecionar os atletas que irão representar a seleção brasileira na Deaflympics (ou Surdolimpíadas, em tradução livre).
Realizado no Complexo Esportivo Maestro Sérgio Weiss – o Teatrão, em São José dos Campos (SP), o evento contou com a presença de representantes das delegações participantes, autoridades e de Michele Bolsonaro, primeira-dama e grande apoiadora da causa dos surdos no Brasil.
Durante seu discurso, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, bastante emocionada, lembrou quando aprendeu Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ressaltou a importância do evento para a comunidade surda.
“É uma honra participar de um evento deste tão de perto. Este é um grande momento para a comunidade surda”, comentou ela, que é madrinha do evento. “Seguimos juntos no mesmo propósito”.
Michelle também falou sobre as conquistas da CBDS, como o assento conquistado no Conselho Nacional do Esporte, comentou sobre a criação da Secretaria Nacional do Paradesporto e falou sobre a Surdolimpíada de Verão 2021, que contará com apoio do Governo Federal.
Já a presidente da CBDS, destacou a importância do evento. “Agradeço o apoio da primeira-dama Michelle Bolsonaro, da Prefeitura de São José dos Campos, da secretária de Esportes, Kátia Machado, do Governo Federal e das Loterias Caixa, ao esporte de surdos. Vocês viram como foi linda nossa cerimônia de abertura! Ela demonstrou a grandiosidade do desporto de surdos. Muito obrigada a todos os envolvidos neste grande evento”, discursou Diana.
O evento respeitou todos os protocolos de saúde e segurança do Plano São Paulo. Com exigência do uso de máscaras, assim como a apresentação do comprovante de vacinação para entrada no local.
Assim como ocorre na abertura dos grandes eventos, a celebração contou com uma apresentação de abertura, desfile dos atletas representantes das delegações, mascote e, claro, com o grande momento: a cerimônia para acender a Tocha Olímpica.
Participaram do evento Kátia Machado, secretária de esportes de São José dos Campos; Felicio Ramuth, prefeito de São José dos Campos; e Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, entre outras autoridades.
Ao todo, participam do evento 740 atletas surdos e comissão técnica, que disputarão 15 modalidades esportivas, sendo elas: vôlei, basquete, handebol, xadrez, atletismo, montain bike, ciclismo de estrada, natação, karatê, taekwondo, judô, vôlei de praia, badminton, tênis de mesa e boliche. Todos os jogos serão abertos ao público, que poderá conferir o calendário da competição no site da CBDS.
A transmissão dos jogos será feita no YouTube da CBDS .
A realização da Surdolimpíada Nacional só foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, por meio do MInistério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, além da Prefeitura de São José dos Campos, que auxilia em toda a logística da competição. Para o evento, a CBDS contará com o apoio da Helpvox.
Apoie o esporte surdo! Essa é a bandeira levantada pelo torneio e que deve ser abraçada por todos.
Entidade máxima do desporto surdo no Brasil, a CBDS conta com mais de 5 mil atletas filiados, além dos profissionais que compõem suas comissões técnicas.
Prestes a completar 37 anos de existência, a CBDS é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida por promover a inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte.