A equipe Alinghi de Ernesto Bertarelli venceu hoje a Copa GC32 Menor Mar na Costa Calida, na Espanha, e o título do GC32 Racing Tour de 2021.
A Copa Mar Menor desta semana foi apoiada e sediada pelo Clube Náutico Lo Pagán com o apoio da Região de Turismo Murcia, Autoridad Portuaria de Cartagena e municípios são Pedro del Pinatar, Cartagena, San Javier e Los Alcázares.Depois de um dia de cinco corridas no sábado, as condições no mar interior de Múrcia para o último dia se mostraram desafiadoras com menos vento do que o
previsto. No entanto, uma corrida foi realizada em um 6-7 nó noroeste. Neste foi finalmente a vez de Taylor Canfield e sua equipe no Argo de Jason Carroll para colocar em uma performance digna de um ex-vencedor da World Match Racing Tour e capitão da Copa América. Argo liderou para a primeira volta, mas foi a Estrela Negra de Zuerrer de Christian que avançou chegando à segunda melhor marca arredondando para levar a bala com Red Bull Sailing Team e Alinghi segundo e terceiro, respectivamente.
Relatório FInal da Copa GC32 Mar Menor. Vídeo: Icarus Sports
Uma segunda corrida foi realizada e, nesta, devastadoramente, Black Star Sailing Team estava a um comprimento de barco de reivindicar sua segunda bala consecutiva quando o prazo máximo de 35 minutos para uma corrida GC32 (sob as regras da classe) foi alcançado e a corrida teve que ser abandonada. Depois de uma espera para ver se o vento voltaria, o comitê de corrida içava o AP sobre A, marcando o fim do evento e anunciando a vitória de Alinghi.
“Estou muito feliz – foi bom terminar a temporada assim”, disse Arnaud Psarofaghis, timoneiro da equipe suíça, que navegou nesta temporada com Bryan Mettraux, Nicolas Charbonnier, Yves Detrey e Timothe Lapauw.
“O objetivo principal era ganhar a temporada e este evento também. Também quase tivemos uma temporada perfeita, vencendo todos os eventos, mas com Roman [Hagara] e Red Bull vencendo o Campeonato Mundial. Aqui, todos eram muito competitivos e tivemos uma grande batalha, especialmente com Red Bull e Black Star, todos os dias. Foi muito interessante e agradável.
“Lutamos todas as corridas com todos, mas, no final, o que nos ajuda muito é a nossa consistência e podemos voltar de uma posição
ruim. Somos pacientes e esperamos o momento certo para agir. Essa é a força da equipe.”
Nesta temporada encurtada, Alinghi venceu três dos quatro eventos e por pouco não conseguiu defender seu título do Campeonato Mundial GC32 devido a uma falha técnica na última etapa da última
corrida. Alinghi também venceu a última temporada do GC32 Racing Tour em 2019, sua primeira temporada no circuito de catamarã, vindo direto da vitória geral na última temporada da Extreme Sailing Series no ano anterior. Acima: Alinghi – campeões da GC32 Racing Tour novamente – da esquerda para a direita: Nicolas Charbonnier, Yves Detrey, Timothe Lapauw, Bryan Mettraux e Arnaud Psarofaghis. Abaixo: Os GC32s correndo na brisa no sábado. Fotos: Sailing Energy / GC32 Racing Tour.
um grande momento também hoje para os medalhistas de ouro olímpicos da Red Bull Sailing Team Roman Hagara e Hans-Peter Steinacher, para quem esta foi sua última regata.
“Estou um pouco triste, mas sabíamos que isso aconteceria”, admitiu Hagara, cuja equipe terminou a Copa GC32 Mar Menor em terceiro lugar no geral e a segunda temporada, cinco à deriva de Alinghi. “Durante esta temporada tivemos momentos muito bons, especialmente vencendo o Mundial em Villasimius, que foi para nós um destaque no GC32.”
A Red Bull apoia a dupla austríaca desde 1993 durante suas campanhas olímpicas, os Extreme Sailing Seires e até
hoje. Muitos da empresa estiveram em Mar Menor para homenagear dois dos esportistas mais bem sucedidos da Áustria. Entre eles estavam Thomas Ueberall, Chefe da Red Bull Motorsports e Bernhard Scheiflinger, Chefe de Marketing Internacional de Atletas & Eventos da Red Bull, ambos correram a bordo hoje como parte do programa de convidados corporativos da GC32.
Com a Black Star Sailing Team terminando a temporada em terceiro no geral, Zoulou de Erik Maris foi o quarto e também o principal proprietário-piloto.
“Esse evento foi divertido”, disse Maris.
“As condições aqui eram para cima e para baixo, muito complicado. Ontem foi perfeito. Acho que devemos voltar, mas mais cedo, talvez. A água plana, as pessoas, a organização – tudo é bom.”
Maris continua muito entusiasmada com o GC32 como uma emocionante máquina de corrida para proprietários-pilotos.
“O GC32 é o melhor barco que você pode obter para o seu dinheiro. A diversão é incrível. O barco é simples e muito rápido, é envolvente e é o mais barato de longe dos barcos voadores no momento para comprar e correr. Você sabe que haverá competição. Os barcos são confiáveis. Todo mundo sabe como usá-los, então é basicamente tudo divertido. O GC32 é o melhor.”
Assumindo Argo para este evento, estava Taylor Canfield e sua
equipe. Apesar de serem altamente realizados em outros catamarãs, eles lutaram esta semana no catamarã voador de 32 pés. “Muitas das condições estavam nos extremos, o que tornou realmente difícil e esses barcos são muito implacável”, disse Canfield. “É difícil para nós apenas entrar com uma nova equipe, alguns dos quais não navegaram o barco e eu não ter feito isso há algum tempo. É perceptível o quão bem polidos as outras equipes são.”
O GC32 Racing Tour recomeça em 2022 com um calendário completo de cinco eventos a serem anunciados nas próximas semanas, juntamente com uma frota
ampliada.
Christian Scherrer, gerente do GC32 Racing Tour, disse: “Apesar das circunstâncias difíceis com a pandemia, tivemos quatro eventos de sucesso nesta temporada e um vencedor digno em Alinghi.