A equipe Mercedes-AMG Petronas F1 conquistou a primeira linha da corrida de amanhã com um forte desempenho na qualificação, com Valtteri conquistando a pole na frente de Lewis. Valtteri conquistou sua 19ª pole position na carreira hoje com uma poderosa volta em sua primeira corrida. Lewis largará do P2 após se classificar a 0,145s de seu companheiro de equipe. Esta é a sexta pole da equipe na temporada, e pela segunda vez em três corridas nossos pilotos terminaram a qualificação em P1 e P2.
Este é o primeiro bloqueio da equipe na primeira linha desde o Grande Prêmio da Hungria em agosto.
Para o piloto Valtteri Bottas, “ Foi uma volta incrível! Especialmente minha volta na primeira volta do Q3. Não consegui igualar meus setores na segunda, mas acho honestamente que a primeira volta no Q3 foi uma das minhas melhores voltas. É uma sensação boa! Esta manhã, na verdade, o carro estava muito bom: faltou um pouco de ritmo na primeira volta, mas acho que com temperaturas mais altas esta tarde do que de manhã, veio o nosso caminho. Também tentamos otimizar tudo com pneus, temperatura e configuração e foi uma alegria dirigir! Olhando para a frente, é uma reta longa, longa e com certeza, os carros atrás com o reboque terão boas oportunidades, então vamos precisar de uma boa largada e pelo menos, como equipe, é bom termos dois carros à frente e esperamos que possamos tentar manter as posições.
Já o Lewis Hamilton: Valtteri fez um trabalho incrível, estou muito orgulhoso dele! Acho que ele tem dirigido tão bem nas últimas corridas, então é ótimo para a equipe – eles têm trabalhado muito. Não achamos que tínhamos ritmo neste fim de semana, então bloquear a primeira linha é muito especial e, obviamente, nos dá uma boa luta com os outros amanhã. Não tenho certeza de onde encontramos o desempenho em comparação com a Red Bull, mas assim que chegamos à qualificação tivemos um bom ritmo. Estou tão chocado quanto todos, mas ainda assim vamos aceitar!
Toto Wolff – Foi uma sessão de qualificação fantástica e conseguimos montar o puzzle peça a peça à medida que a qualificação se desenrolava. Bloquear a primeira linha aqui no México é um ponto de partida forte para a corrida de amanhã, e também mostra o trabalho árduo que foi feito para adaptar nosso carro e unidade de força aos desafios de correr em altitude. Foi muito agradável ver como Valtteri está dirigindo agora – ele era incrível na Turquia e está trabalhando tão bem com a equipe; Lewis estava em uma potencial volta da pole em sua segunda corrida, mas então teve um pequeno travamento que o custou, mas P2 é uma posição inicial muito sólida. Estou feliz por termos lutado um pouco do nosso jeito – mas no final, trata-se de fazer o trabalho adequado, sessão por sessão, tentando entender e aprender sobre o carro. Você viu em Austin que tínhamos uma boa direção e perdemos a performance no fim de semana; aqui, tem sido o oposto. Mas não há prêmios entregues no sábado e ainda temos um trabalho grande e difícil para fazer amanhã.
Andrew Shovlin – Uma pole fenomenal de Valtteri e ótimo para colocar Lewis lá para cima para mais uma Mercedes na primeira fila. Lutámos um pouco com o carro durante todo o fim-de-semana e os pilotos não acharam fácil fazer a volta inteira. Isso tornou difícil saber se devemos mudar nossa abordagem para seguir o plano. Essa imagem não parecia ter mudado muito nas duas primeiras sessões de qualificação. Felizmente, a sessão final foi bem diferente, parecia que estávamos finalmente a tirar a aderência dos pneus macios e, ao mesmo tempo, a Red Bull começou a lutar um pouco. Foi muito encorajador ver a velocidade em linha reta hoje; a unidade de potência parece estar funcionando bem no ar graças a muitos bons trabalhos que ocorreram em Brixworth nas últimas semanas. Hoje foi certamente uma boa surpresa, mas a corrida aqui é muito dura para o carro e não há garantias de que a nossa velocidade hoje se traduzirá em longo prazo. Esperamos que esteja perto e uma boa corrida até a Curva Um será muito importante – há um longo caminho a percorrer, mas a partir de hoje a equipe se colocou em uma posição onde há tudo pelo que jogar.