Espanha – 80 barcos participaram da 17ª edição da Regata PalmaVela

0
319
PalmaVela @NicoMartinez

Palma (Espanha) – Os ventos na Baía de Palma revelaram-se um pouco frescos e o calendário de regatas foi reduzido em conformidade no terceiro e último dia da 17ª edição da regata PalmaVela com a participação de  80 barcos. Mas a maioria das classes desfrutou de pelo menos uma competição animada, e algumas conseguiram duas, proporcionando assim um final animado para uma regata muito curta e doce que serve este ano como o final da temporada de corridas do Mediterrâneo. A regata PalmaVela volta ao seu calendário mais habitual no calendário de corridas em maio de 2022.

Com um segundo lugar nos ventos fortes de 16-20kts de sudoeste e condições agitadas e ondulantes, Bronenenosec de Vladimir Liubomirov venceu a altamente competitiva classe TP52 de dez barcos que usou a regata como um aquecimento perfeito para o Campeonato Mundial Rolex TP52 que começa na terça-feira nessas mesmas águas. A equipe Phoenix de Hasso Plattner, com Tom Slingsby chamando a tática e Cameron Dunn como estrategista, conquistou a vitória de hoje para terminar em terceiro lugar geral, atrás apenas da Quantum Racing.

Com o lado direito do percurso favorecido estava o Code Zero, comandado por Marc Blees, que liderou a primeira batida após identificar o ganho a ser obtido neste lado. Mas, em sua primeira corrida na frota juntos, eles não conseguiram segurar Phoenix e Bronenosec, mas a equipe de bandeira holandesa ainda conseguiu uma boa terceira, uma estreia auspiciosa para uma tripulação composta por amigos de Blees no Xio fretado.

Com um primeiro, um segundo e um terceiro Bronenosec venceram a classe à frente de Doug DeVos ‘Quantum Racing, que terminou em quinto hoje, o Pelotão de Harm Müller Spreer – sexto hoje – deu o terceiro degrau no pódio.

Sobre a sua primeira vitória em regata para o TP52, o proprietário russo da Bronenosec, Vladimir Liubomirov, disse entusiasmado: “Tivemos um grande vento hoje e o barco estava voando foi muito divertido. Tantas vezes nesta temporada não tivemos muito vento e por isso foi bom pegar uma boa brisa e ir rápido. Três corridas não são suficientes, mas é assim que esta temporada parece ter ido tão longe. Mas esse tem sido um bom treino para o campeonato mundial. E estamos felizes por vencer a regata de treinos. Podemos melhorar, mas estamos em muito boa forma para a próxima semana. Pelo menos estamos bem preparados, vamos ver como fazemos. ”

PalmaVela

Tom Slingsby, o tático australiano vencedor da medalha de ouro nas Olimpíadas de Phoenix, disse: “Não tivemos a melhor das largadas, mas muitas vezes com a grande mudança para a direita na primeira semana os caras começam a falsa largada acabam indo muito bem e fomos um desses caras. Acho que estamos em boa forma para a próxima semana. Nosso objetivo é simplesmente estar na caçada no último dia, veremos como vai se desenrolar. Mas o barco está indo bem, os caras estão navegando bem. Estamos felizes com quaisquer condições que surjam, parece que poderemos ter alguns dias de luz, mas estamos felizes com qualquer coisa. ”

 

ORC Classe Zero velejou duas regatas hoje com ventos de 25 nós nas rajadas. O evergreen TP52 Aifos 500 da Marinha espanhola, um dos primeiros barcos MedFleet Farr datado de 2005, venceu duas vezes hoje e conquistou a classe geral.

 

Ricardo Maldonado, velejador da Aifos: “Estamos muito contentes com esta vitória geral, é a nossa primeira para a equipa Aifos em PalmaVela. Navegamos muito bem e conseguimos superar os estragos sofridos na primeira regata, quando a adriça da genoa quebrou e a vela foi ao mar. Tivemos que colocar um membro da tripulação no mastro e pudemos consertar as coisas o suficiente para terminar aquela corrida. Hoje navegamos com muito vento, principalmente na segunda regata do dia quando tivemos rajadas de 23 nós nos instrumentos e vi que atingimos 21 nós de velocidade. Foi um dia espetacular ”.

E assim como é a primeira vitória da classe em PalmaVela para o Aifos 500, também é o primeiro triunfo geral do PalmaVela para o Club Swan 42 Nadir local nas Classes 1 e 2 do ORC.

 

O proprietário da Nadir, Pedro Vaquer, admitiu: “Hoje foi muito difícil com o vento e as ondas grandes, mas navegámos muito bem. Acabámos de nos falar e esta é a primeira vez que ganhamos o PalmaVela, pelo que estamos bastante satisfeitos com isso. Melhoramos muito como equipe ao longo dos anos, três anos atrás estávamos em quarto lugar e competindo na classe Swan. Fizemos ótimas corridas na Copa del Rey este ano e terminamos em segundo atrás de Natalia, então acho que estamos melhorando. ”

Na ORC Classe 3, uma vitória na corrida final dá a Nicolás González ‘Dufour 40 Lady a vitória da classe geral por um único ponto, enquanto o ativista regular Scott Beattie e sua equipe ganharam a Classe 4 no J / 97 Just the Job com três vitórias consecutivas em três começa.

 

Zachary Lamb e sua tripulação venceram a classe J / 80 por um único ponto, vencendo as três corridas finais consecutivas em Mikaku, enquanto no Dragons, que também venceu cinco corridas, é o Gunter de Javier Scherk que venceu a Copa da Espanha no desempate. Patrick Harris venceu a classe Flying 15 com quatro vitórias.

 

O Dr. Tim Leisenhoff e a tripulação do majestoso Marigan, o cortador de arpões de 1898 Charles Livingstone de 50 pés, que ganhou muitas das honras de iate clássico do Mediterrâneo, triunfou com duas vitórias na frota do Vintage Classics, um pouco à frente de Sir Keith Mills e seu tripulação em sua recém-restaurada escuna Frank C Paine de 1929, Viveka. Estas foram as primeiras corridas de Mills ‘Viveka desde que ele embarcou o lindo iate dos EUA, onde foi restaurado. Originalmente projetada para o JP Morgan, ela foi desenhada pelo mesmo designer do J Class Topaz, que está atracado no porto de Palma.

RANKINGS FINAIS

(Posição / Barco / Comandante / Resultados / Pontos)

TP52

  1. Bronenosec Gazprom, Vladimir Liubomirov, 1 + 3 + 2 = 6 pontos
  2. Quantum Racing, Doug Devos, 2 + 2 + 5 = 9 pontos
  3. Pelotão, Harm Muller-Spreer, 3 + 1 + 6 = 10 pontos

 

ORC 0

  1. Aifos 500, Jaime Toubes, (3) + 1 + 1 + 1 = 3 pontos
  2. Projeto Pelotari, Jonsi Segui, (2) + 2 + 2 + 2 = 6 pontos
  3. Saltos e limites 2, Jean Philippe Blanpain, 1+ (3) + 3 + 3 = 7 pontos

 

ORC 1-2

  1. Nadir, Pedro Vaquer, 2 + 1 + 1 = 4 pontos
  2. Long Echo, Barry Sampson, 1 + 2 + 2 = 5 pontos
  3. Irmãs Ousadas, Jan Hirsal, 4 + 3 + 3 = 10 pontos

 

ORC 3

  1. Senhora, Nicolás González, 1 + 2 + 1 = 4 pontos
  2. L´immens – Laplaza Assessors, Carles Rodríguez, 2 + 1 + 2 = 5 pontos
  3. Shazam, Phillip Seippel, 3 + 3 + 3 = 9 pontos

 

ORC 4-5

  1. Just the Job, Scott Beattie, 1 + 1 + 1 = 3 pontos
  2. Nautia.net, Slow Charter & Racing SL, 5 + 2 + 3 = 10 pontos
  3. Marina, Jose Villalonga, 2 + 4 + 4 = 10 pontos

 

ORC A2

  1. Azuree, Eduardi Horrach, 2 + 1 = 3 pontos
  2. Três éguas, Juan Escandell, 1 + 2 = 3 pontos
  3. Tris tras, Bernardi Fiol, 3 + 5 / DNC = 8 pontos

 

J80

  1. Mikaku, Zachary Lamb, 2+ (3) + 1 + 1 + 1 = 5 pontos
  2. Dr. Chacartegui, Javier Chacartegui, 1 + 1 + (2) + 2 + 2 = 6 pontos
  3. Aloja, Helena Alegre, (3) + 2 + 3 + 3 + 3 = 11 pontos

 

Dragão

  1. Gunter, Javier Scherk, 2 + 2 + 1 + (4) + 4 = 9 pontos
  2. Sr. Nova, Jorge Forteza, 3 + 1 + 3 + 2 + (6) = 9 pontos
  3. Yeahnah, Torvar Misky, 5 + 4 + (6) + 1 + 1 = 11 pontos

 

Quinze voando

  1. Disco volante, Patrick Harris, 1+ (3) + 1 + 1 + 1 = 4 pontos
  2. Puffin, James Waugh, 2 + 2 + 2 + 2 + (7 / DNC) = 8 pontos
  3. Fuga, Christian Siegmann, 3 + 1 + 3 + (4) + 2 = 9 pontos

 

Vintage

  1. Marigan, Tim Leisenhoff, 1 + 1 = 2 pontos
  2. Viveka, Gery Atkins, 3 + 2 = 5 pontos
  3. Então Fong, Víctor Unzueta, 2 + 3 = 5 pontos

 

Espírito de Tradição

  1. Tintagel, Hakan Wersall, 2 + 1 = 3 pontos
  2. Legolas, Jens Ricke, 1 + 3 = 4 pontos
  3. Dias preguiçosos, Creach Mikael, 4 + 2 = 6 pontos