2 e P6 para a Equipe Mercedes-AMG Petronas de F1 no Circuito das Américas após intensas batalhas nas etapas finais
Temperaturas escaldantes, céu ensolarado e arquibancadas lotadas na COTA criaram uma atmosfera espetacular para uma corrida igualmente emocionante de 56 voltas, com Lewis perdendo por pouco a vitória e Valtteri se recuperando de sua penalidade de grid para saltar de nono para sexto.
Um começo de tempestade levou Lewis à liderança da corrida, mergulhando no interior do pole Max Verstappen para o primeiro lugar, antes de perder a liderança na primeira parada quando Max completou o undercut.
Lewis começou a diminuir a diferença em seu rival no campeonato se aproximando da segunda rodada de paradas, com a equipe optando por ir longe com Lewis e criar um deslocamento de pneus de oito voltas, configurando-nos para um final intenso.
Ele emergiu 8,7 segundos atrás de Max, mas logo estava se afastando na abertura e tinha a Red Bull na mira com apenas um punhado de voltas restantes.
Apesar da cobrança tardia, não foi suficiente, e Lewis cruzou a linha 1,3 segundos atrás na P2. No entanto, ele conseguiu um ponto extra por marcar a volta mais rápida.
Valtteri também usa uma estratégia de deslocamento, indo mais tempo em seu primeiro e segundo stints para subir no campo, passando Carlos Sainz na penúltima volta para tomar P6.
Max Verstappen (287,5 pontos) lidera o Campeonato de Pilotos por 12 pontos de Lewis (275,5 pontos) com Valtteri (185 pontos) na P3.
A Mercedes-AMG Petronas F1 Team (460,5 pontos) lidera a Red Bull (437,5 pontos) por 23 pontos no Campeonato de Construtores.
Segundo Lewis Hamilton – Em primeiro lugar, parabéns ao Max, ele fez um trabalho brilhante hoje. E também, um grande obrigado à incrível multidão que tivemos em Austin durante todo o fim de semana, para se apresentar em frente a arquibancadas tão lotadas e fãs apaixonados tem sido uma verdadeira honra. Eu realmente pensei que por um segundo nós poderíamos ser capazes de ganhar, eu dei-lhe absolutamente tudo lá fora. Foi uma corrida tão difícil, mas infelizmente não conseguimos convertê-la. Red Bull tinha a vantagem, e não conseguimos igualá-los. Parecia que eles tinham uma traseira melhor e mais estável em seu carro, com menos deslizamento. A largada foi obviamente ótima e fechando a diferença para o final, mas eu entrei no ar sujo e os pneus superaqueceram nas últimas voltas. Obrigado à equipe por pit stops incríveis e muito trabalho duro no fim de semana. Desta vez não conseguimos, mas vamos passar para o próximo.
Já Valtteri Bottas – Foi uma corrida bastante tranquila para mim, tentamos o melhor que pudemos, mas não foi fácil lutar pelo campo. Fazer progressos foi difícil e sabíamos que seria, por causa das temperaturas aqui e das características da pista. No primeiro stint eu fiquei preso atrás do Alpha Tauri e isso me custou muito tempo. Uma vez que eu estava atrás de carros mais lentos, a diferença de ritmo não era suficientemente grande para fazer passes facilmente. Não havia safety cars ou outras situações para nós aproveitarmos ao máximo, mas com a penalidade de grid e onde começamos, não sei o que mais poderíamos ter feito. Não é o fim de semana mais forte para nós, mas no ar livre o carro se sentiu bem e há muitos aprendizados que podemos levar adiante como uma equipe. Toto Wolff
Esta foi realmente uma corrida de jogos estratégicos interessantes e grandes batalhas. Pensamos que tínhamos uma boa forma na vitória com Lewis e ele fez uma brilhante carga nas voltas finais, mas no final não foi o suficiente. No primeiro stint, o carro n ão foi rápido o suficiente no Medium e, em seguida, a Red Bull foi para uma primeira parada super agressiva, antes de cobri-lo pela segunda vez. Pensamos que nossa estratégia de deslocamento, indo mais tempo, seria suficiente no final para obtê-los, mas no momento em que você chegar a uma distância de toque do carro na frente, torna muito difícil fazer um movimento. No final, estávamos perto, mas não o suficiente, então a Red Bull merecia vencer hoje. Para Valtteri, ele também lutou com ultrapassagens e se movendo pelo campo, mas usamos os stints mais longos para compor alguns lugares e ele fez uma forte jogada em Sainz na penúltima volta para assumir o sexto lugar. Não é o fim de semana que esperávamos, mas sabemos que ainda há muitas oportunidades por vir. Estamos bem ali, estamos na luta e estamos aproveitando a batalha. Então, vamos ver o que o próximo traz. Andrew Shovlin Um dia frustrante, mas não fomos fortes o suficiente aqui e, embora a vitória não estivesse longe do nosso alcance, não fomos bons o suficiente na qualificação no sábado e não fomos bons o suficiente no pneu médio no primeiro stint.
Somado a isso, a penalidade de Valtteri significava que ele não estava na luta na frente e estrategicamente isso dificultou nossa vida. Entendemos algumas das questões que nos custaram um pouco de ritmo aqui, mas há outras que ainda não chegamos ao fundo, então isso é algo que precisamos progredir antes das corridas restantes. Não podemos ficar nada além de decepcionados quando perdemos um pedaço de pontos em ambos os Campeonatos, mas ainda há um longo caminho a percorrer, e já estivemos em uma posição pior no início do Campeonato e o retiramos. Temos um pouco de tempo para nos reagruparmos antes do triplo cabeçalho e nos preparar para as corridas à frente; tirar o máximo do carro nas próximas cinco pistas será fundamental para manter os títulos, então trabalharemos duro nos próximos dias para fazer exatamente isso.