- Lewis vai largar o Grande Prêmio dos Estados Unidos da primeira linha do grid após a qualificação P2, enquanto Valtteri foi o quarto mais rápido.
- Todos os pilotos e equipes tiveram que enfrentar temperaturas escaldantes e condições de vento durante a qualificação, bem como uma ameaça surpresa de chuva no final do Q3.
- Uma forte volta final nos minutos finais do Q3 colocou Lewis na pole provisória, apenas para perder para Max Verstappen por 0,209s.
- Valtteri terminou em P4 e vai começar a corrida em nono devido à penalidade de cinco posições no grid por ter mudado seu ICE.
- Tanto Lewis quanto Valtteri vão começar a corrida com o composto de pneus Médio.
O piloto Lewis Hamilton, comentou – Eu dei tudo hoje. Foi um pouco difícil na qualificação, a Red Bull foi incrivelmente rápida e, desde o primeiro treino em diante, parecemos ter recuado um pouco em comparação. Fiquei feliz com o resultado da minha última volta no Q3, é claro que sempre há áreas para melhorar, mas acho que foi praticamente o máximo. A multidão tem sido absolutamente incrível aqui, então minha mentalidade amanhã é vencer a corrida e dar a todos um grande show. Teremos que trabalhar o máximo que pudermos, mas estamos começando em uma boa posição e darei o meu melhor na Curva 1, pois há uma oportunidade. O desgaste dos pneus é muito agressivo aqui, então será interessante ver que estratégia podemos fazer e que apresentará oportunidades ao longo do caminho, também. Então hoje não foi meu dia favorito, mas podemos lutar amanhã.
Já Valtteri Bottas – Não era esse o resultado que procurava hoje. A Red Bull definitivamente teve a vantagem e parecia dar mais um passo em relação a ontem. Minha primeira corrida no Q3 foi OK, mas o último setor não me senti bem. E então tentei fazer uma volta limpa na segunda volta, mas o travamento frontal e a subviragem foram ainda piores. Então, perdi um tempo e não consegui melhorar. Vou largar em nono por causa da penalidade, mas acho que nosso ritmo de corrida foi forte, bastante semelhante ao da Red Bull, e espero ter uma vantagem de ritmo para os carros que estão logo à minha frente. A estratégia também será a chave amanhã, então tenho certeza que podemos avançar em campo e lutar por bons pontos. É uma corrida longa e estou sempre otimista.
E o Andrew Shovlin – Não tínhamos ritmo para a pole hoje, mas foi um bom esforço de Lewis para colocar o carro na primeira linha. Infelizmente, Valtteri tem que cumprir a penalidade por sua mudança de ICE, que o deixará cair para 9º, mas pelo menos é um circuito onde você pode ultrapassar. Espero que possamos nos recuperar bem. Estrategicamente vai ser um pouco mais difícil com a Red Bull tendo os dois carros no final do grid, mas no final das contas, vai depender de quem é mais rápido e quem é mais fácil com os pneus. Estamos contentes com a nossa escolha de pneus iniciais e temos novos médios e duros com ambos os pilotos, por isso existem muitas opções de estratégia para vermos esta noite. O vento também está dificultando as coisas e a pista é muito difícil para os pneus, então vai ser um desafio, mas isso também pode criar oportunidades, então vamos ver como nos sairemos amanhã.
Max Verstappen respondeu a uma volta ousada do rival lewis hamilton para conquistar a pole position no Circuito das Américas de Austin diante de uma multidão de 120.000 pessoas…
Verstappen parecia rápido nos treinos finais – sua equipe Red Bull parece ter feito grandes ganhos da noite para o dia – e levou isso até a qualificação, onde absorveu a pressão de Hamilton para conquistar a pole com um 1m32s910s.
Max Verstappen respondeu a uma volta ousada do rival lewis hamilton para conquistar a pole position no Circuito das Américas de Austin diante de uma multidão de 120.000 pessoas…
A Mercedes chegou a Austin tendo conquistado todas as poles durante a era turbo híbrida, que começou em 2014, mas parecia ter perdido a vantagem no início do treino classificatório, com Hamilton a 0,399s fora do ritmo no Q2.
Apesar da chuva leve começar a cair nos segundos finais, Verstappen manteve o pé e carregou o ímpeto através da sequência final de curvas para conquistar a pole, com seu companheiro de equipe Sergio Perez em terceiro.
A segunda Mercedes de Valtteri Bottas foi a quarta, porém ele cairá para a nona graças a uma penalidade de grid de cinco lugares por exceder sua alocação de motor. Isso promoverá Charles Leclerc de um lugar para o quarto lugar, o piloto da Ferrari ultrapassando o companheiro de equipe Carlos Sainz.
Daniel Ricciardo foi o líder da McLaren em oitavo, à frente do companheiro de equipe Lando Norris, com a dupla da AlphaTauri Pierre Gasly e Yuki Tsunoda fechando o top 10.