Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2021 – Max Verstappen venceu um duelo espetacular com o rival Lewis Hamilton

0
336
Max Verstappen venceu um duelo espetacular com o rival Lewis hamilton no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2021,= Foto - Formula 1

 

 

Com a presença de 400 mil amantes do esporte de automobilístico no Circuito das Américas , n  Max Verstappen venceu um duelo espetacular com o rival Lewis hamilton no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2021, com a Red Bull ganhando terreno na Mercedes graças ao pódio de Perez – e o líder do campeonato ampliando sua vantagem para 12 pontos.

Do segundo lugar no grid, Hamilton desfrutou de uma largada estelar fora da linha quando as luzes se apagaram em Austin, e apesar de Verstappen o espremer o mais longe possível por dentro até a Curva 1, o britânico ganhou P1 do holandês para liderar indo para o los. Perez, largando em terceiro, seguiu e começou a perder centésimos, depois décimos, para os líderes.

 

Formula 1

Verstappen, esperançoso do campeonato da Red Bull, abriu a janela dos boxes na volta 11, indo de pneus médios a duros, enquanto o atual campeão da Mercedes, Hamilton, seguiu na volta 14 apenas para sair em segundo lugar atrás do piloto da Red Bull. Mas houve outra parada para debaixo do sol escaldante do Texas.

O segundo set de paradas veio quando Verstappen entrou na volta 29 para outro conjunto de hards, seu companheiro de equipe Perez seguindo – enquanto Hamilton mais uma vez ficou fora por mais tempo, mantendo uma frágil vantagem de 16 segundos sobre Verstappen. “Estamos correndo pela vitória”, disse ele ao diretor da Equipe, Toto Wolff.

“Deixe-me a ele, mano!”, Veio a resposta de Hamilton. Com uma vantagem de 11,5s, ele parou na volta 37, parou em suas marcas e voltou em segundo com pneus novos – 8,8s atrás de Verstappen desta vez, para uma perseguição à bandeira quadriculada.

“É tudo sobre as últimas três voltas”, disse Hamilton. E, de fato, foi, já que a diferença para Verstappen não começou a cair até a volta 41 de 56, quando o líder encontrou backmarkers. Com cinco voltas restantes, apenas 1,7s dividiram os dois primeiros, e Hamilton fez o DRS em Verstappen na última volta. Mas o holandês encontrou ritmo suficiente em seus compostos desgastados e duros, e conquistou a vitória – por 1,3s – com o que o chefe da equipe Christian Horner chamou de exibição “elegante”. Perez subiu ao pódio final.

 

GRANDE PRÊMIO DOS ESTADOS UNIDOS DE FÓRMULA 1 2021

Resultados da corrida

POSIÇÃO             HORA    PONTOS

1  Max VERSTAPPEN Red Bull Racing       1:34:36.552         25

2  Lewis HAMILTON Mercedes  +1.333s 19

3  Sergio PEREZ Red Bull Racing +42.223s              15

4  Charles LECLERC Ferrari           +52.246s              12

5  Daniel RICCIARDO McLaren    +76.854s              10

 

Formula 1

Destaques da corrida: Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2021

A curva 1 no Texas tem todos os ingredientes para o alto drama: um run-in largo e um esco-off estreito pontuado por um ápice afiado. Além de Max Verstappen na pole position, Lewis Hamilton dividiu a primeira fila à frente de Sergio Perez e Charles Leclerc na segunda fila, e estávamos sempre destinados a testemunhar um início cativante para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2021.

Então, depois de muita fanfarra, céus azuis imaculados com vista para uma multidão lotada no Texas agitando bandeiras de cada sombra, cinco luzes acesas; cinco luzes se apagaram. E foi Hamilton quem levou a melhor sobre Verstappen, foi até o interior da Curva 1 e resistiu à tentativa do rival de cortá-lo, enquanto Verstappen largou na área de escoamento. O holandês voltou à pista ao lado do companheiro de equipe Perez, que o deixou voltar para a P2.

Enquanto isso, as Ferraris e a McLarens lutaram em um pacote de Leclerc na P4 para Lando Norris na P7 na volta 1. Norris fez uma corrida ambiciosa para o quarto lugar, mas fechou a longa reta de volta na Curva 12, deixando Leclerc na P4, Ricciardo em quinto e Sainz, que por pouco tempo largou na curva, na P6. O ex-companheiro de equipe de Norris, Sainz, foi mais tarde forçado a devolver o lugar, fez isso, e recuperou o sexto logo depois.

Os protagonistas do título foram embora, enquanto Perez caiu alguns décimos a cada volta, o mexicano lutando para manter o ritmo. Bottas, da Mercedes, lutou na P9, onde largou graças a uma penalidade de grid de cinco posições, e foi forçado a desistir da P10 para Pierre Gasly depois de fazer uma passagem fora da pista sobre o francês na largada.

Max Verstappen largou na largada enquanto Lewis Hamilton assumiu a liderança.

 

“Os pneus estão muito quentes, e não acho que somos particularmente rápidos”, disse Verstappen antes de lutar por compostos duros na volta 11 para deixar Hamilton vulnerável ao undercut. O piloto da Red Bull saiu em quinto lugar atrás de Ricciardo e fez um trabalho leve na P4, indo para a P3 quando Leclerc parou com Perez – que seguiu em uma estratégia contrariana, disputando os médios em vez de duros – na volta 12.

O undercut funcionou; da liderança, Hamilton finalmente parou na volta 14 e emergiu com pneus duros – mas mais de seis segundos atrás de Verstappen, enquanto o holandês retomou a P1 para grandes aplausos. Mas com o sol se erguindo e os pneus gritando, houve outro pitstop nos trabalhos e Verstappen levou o dele antes de Hamilton mais uma vez, saindo da liderança por dificuldades na volta 29.

Hamilton continuaria e só nos boxes na volta 37, sua vantagem de 11,5s se transformando em um déficit de 8,8s quando ele saiu em segundo lugar. “É tudo sobre as últimas três voltas”, foi dito, mas a diferença para Verstappen começou a diminuir com 15 voltas restantes quando o holandês encontrou backmarkers.

Faltando 10 voltas, apenas três segundos dividem os líderes; faltando cinco voltas para o final, foram 1,7s. Mas Verstappen manteve a calma, mesmo quando os backmarkers testaram sua paciência, e encontraram uma volta tardia de ritmo – eventualmente segurando o atual campeão por 1,3 segundos na bandeira quadriculada. Seus pneus contaram mais da história, bolhas, queimados e espancados. Era uma exibição digna da liderança do campeonato.

Perez, com 42,2s de Verstappen no final, conquistou o último pódio com um rápido segundo stint com pneus médios para dar à Red Bull pontos valiosos contra a Mercedes em sua busca pelo campeonato de construtores.

O que vem depois?

Sergio Perez pode ter tido uma recepção arrebatadora aqui, mas há mais na loja como sua corrida em casa, o Grande Prêmio do México segue – com a Red Bull tendo conquistado seu 200º pódio e sua 73ª vitória no GRANDE PRÊMIO na COTA graças a Max Verstappen. O holandês lidera Lewis Hamliton por 12 pontos no campeonato de pilotos rumo à Cidade do México.