O piloto galês segura habilmente a acusação de Breen e Tänak para reivindicar a vitória.
Elfyn Evans conquistou a vitória no Secto Automotive Rally Finlandesa na tarde de domingo para manter vivas suas esperanças de um título inaugural do Campeonato Mundial de Rally da FIA.
Uma série impressionante de cinco vitórias consecutivas na sexta-feira à noite e na manhã de sábado impulsionou o galês do quinto ao primeiro. Ele sobreviveu à intensa pressão de Ott Tänak e Craig Breen no resto do rally para vencer por 14,1seg em um Toyota Yaris.
Nada menos que a vitória seria suficiente em sua busca pelo título e com o máximo de pontos para vencer o fechamento do Wolf Power Stage, o galês cortou a vantagem do líder do campeonato Sébastien Ogier de 44 pontos para 24 com duas rodadas restantes.
“Este é bom na maneira como conseguimos fazê-lo”, sorriu Evans, para quem esta foi a quinta vitória na carreira. “Lutamos muito [nas estradas rápidas] na Estônia e fizemos algumas mudanças no carro no teste e encontramos alguma confiança no início.
“Eu sempre disse desde o início que o objetivo era fazer o melhor em cada rally que nos resta. Temos que nos concentrar em fazer o nosso melhor [na próxima rodada] na Espanha e nos preocupar com o resto depois.”
Sua equipe Toyota Gazoo Racing está sediada perto da cidade-sede de Jyväskylä e a vitória preservou seu recorde invicto no Rally finlandês desde que retornou ao WRC em 2017. A Toyota também aumentou a vantagem de seus fabricantes no campeonato sobre a Hyundai Motorsport para 61 pontos.
Em um cenário de cores deslumbrantes de outono nas florestas, as estradas mais rápidas do campeonato proporcionaram uma tremenda ação e Tänak e Breen lideraram no dia de abertura em uma batalha furiosa em seu Hyundai i20s.
No final, eles não tiveram resposta para o ritmo de Evans, mas as melhorias no meio do sábado deram a Tänak mais confiança e ele facilitou a distância de Breen para terminar 28,1seg à frente.
Apesar de uma ultrapassagem em uma junção na manhã de domingo, o irlandês conquistou seu terceiro pódio em suas últimas três saídas e igualou seu resultado de 2016.
Esapekka Lappi, vencedora em 2017, fez um retorno notável à competição de alto nível em um Yaris de entrada privada após 10 meses afastado. O finlandês estava no meio da batalha do pódio na etapa inicial e terminou em quarto, 16,6seg atrás de Breen.
Ogier terminou em quinto após uma movimentação sem brilho em seu Yaris. Ele nunca teve o ritmo para igualar o quarteto principal e um fim de semana decepcionante piorou quando ele foi atingido com uma penalidade de 60seg na noite de sábado por não apertar sua alça de capacete de colisão corretamente no início do dia.
Gus Greensmith completou o top 6 em um Ford Fiesta.
O WRC volta ao asfalto para a penúltima rodada no Rally de España de Rally de España nos dias 14 e 17 de outubro. A instalação é baseada em Salou.
Posições finais:
1. E Evans / S Martin GBR Toyota Yaris 2hr
19min 13.7seg 2. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 +14.1seg
3. C Breen / P Nagle IRL Hyundai i20 +42.2seg
4. E Lappi / J Ferm FIN Toyota Yaris +58,8seg
5. S Ogier / J Ingrassia FRA Toyota Yaris +2min
54,4seg 6. G Greensmith / C Patterson GBR Ford Fiesta +5min 02.3seg
Campeonato Mundial de Rally da FIA (após
a 10ª rodada de 12) 1. S Ogier 190pts
2. E Evans 166pts
3. T Neuville 130pts