A Fórmula 1 irá para o Catar pela primeira vez este ano

0
419
formula1

Quando é o Grande Prêmio do Catar?

A corrida acontecerá no fim de semana de 19 a 21 de novembro, o terceiro evento em um triplo cabeçalho que começa com o Grande Prêmio do México e do Brasil. O GP do Catar será seguido pelo primeiro Grande Prêmio da Arábia Saudita e o final da temporada em Abu Dhabi.

 

formula1

Onde no Catar a corrida está acontecendo?

O Grande Prêmio inaugural do Catar acontecerá no Circuito Internacional de Losail, a 30 km ao norte da capital Doha, na península arábica.

A pista de 16 voltas foi construída em 2004 e não é estranha para corridas de alta octanagem, tendo se tornado uma fixação permanente no calendário da MotoGP de duas rodas. Este ano, sediará a 20ª rodada do Campeonato Mundial de F-1.

A corrida faz parte de um acordo de longo prazo com a F-1 que se correrá por 10 anos a partir de 2023 (sem nenhuma corrida no próximo ano, já que o país sediará a Copa do Mundo da FIFA).

As discussões continuarão sobre o local para o Grande Prêmio a partir de 2023, com mais detalhes a serem fornecidos posteriormente.

Losail inclui 16 cantos

Como é a pista?

Losail já tinha uma Licença FIA Grau 1, o que significava que era uma opção viável para sediar um Grande Prêmio este ano em curto prazo em meio à contínua pandemia Covid-19.

Órgão regulador a FIA completará uma inspeção, mas isso é par para o curso para circuitos que aderirem ao calendário da F-1, e as mudanças necessárias provavelmente serão mínimas.

A reta principal é um comprimento decente de pouco mais de um quilômetro e fornecerá a localização de uma zona DRS do circuito. Isso significa que o canhoto da Curva 1 será a melhor oportunidade para ultrapassar.

Os pneus provavelmente serão um ponto de discussão, já que a alta porcentagem de tempo que os carros passarão nas curvas significa que as equipes podem experimentar uma degradação de pneus maior do que a média.

 

formula1

A bordo: Catar entra para o calendário da F-1 em 2021

Há um ápice triplo à direita, quase uma sequência de curvas de alta velocidade (Curvas 12 a 14) que é semelhante à Curva 8 na Turquia, mas na direção oposta e será particularmente desafiador nos pneus.

A pista não ressurgiu desde 2004, por isso tem usado e exposto o agregado grosseiro. Isso deve significar boa aderência e níveis de abrasividade em relação ao desgaste dos pneus.

Veremos carros atingindo uma velocidade média de 237km/h no treino classificatório e 220km/h no dia da corrida. Em termos de tempo previsto para a volta, nossas simulações sugerem 1m 22,5s para a qualificação e 1m 28,6s para a corrida, que durará 57 voltas.

A reta de quilômetros que leva à Curva 1 deve ser a melhor oportunidade de ultrapassagem

Será uma corrida noturna?

É uma boa pergunta – e que será respondida nas próximas semanas.

Losail já tem a capacidade de sediar uma corrida noturna, com cerca de 3.600 lâmpadas em 1.000 estruturas pontilhadas ao redor do circuito para iluminar a pista. A 5.380km, a área iluminada cobre a mesma quantidade de terra que 70 campos de futebol em tamanho real.

Se for uma corrida de um dia, as temperaturas serão quentes e úmidas – mas como é época de outono, as condições ainda serão significativamente mais frias do que o verão.

Se a corrida ocorrer à noite, as temperaturas ambientes cairão ainda mais para cerca de 20 graus em graus Celsius.